Educação

Programa Anjos da Guarda leva alegria e lições de vida a crianças

São José dos Campos - Desde que recebeu novo nome e passou por um processo de revalorização, em 2017, o programa Anjos da Guarda, mantido pela Guarda Civil Municipal de São José dos Campos, atingiu cerca de 18 mil crianças e adolescentes.

Coordenada pela inspetora GCM Roseli de Souza, a equipe formada pelos GCM classe distinta De Carvalho e primeira classe Edneide, Silas e Gregatti, dedica-se integralmente ao programa. “Para trabalhar no Anjos da Guarda é preciso, em primeiro lugar, gostar muito de crianças”, diz a inspetora.

O público-alvo é formado pelos estudantes de todas as escolas municipais de ensino fundamental e médio do município. Também chega à rede de IMIs (Institutos Materno-Infantis), Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) e Cecois (Centros Comunitários de Convivência Infantil).

Além da Educação e Cidadania, o programa também atende outras secretarias da Prefeitura. Na Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida, integra eventos como o Conexão Juventude e o Festival de Pipas, falando sobre os riscos da linha de cerol e os cuidados que se deve ter para uma brincadeira segura.

Na Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, atinge as Casas do Idoso, abordando segurança e cuidados em geral. Também chega aos eventos da Secretaria de Mobilidade Urbana, à Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e à FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), dialogando sobre a prevenção ao uso de drogas ilícitas.

Conteúdo

O Anjos da Guarda é um aperfeiçoamento do programa Escola Segura, criado na GCM no ano de 2013. Tudo começou com palestras sobre segurança, com o objetivo de mostrar que o guarda é uma pessoa amiga, que tem o objetivo de proteger a população.

Após a revalorização do programa, ocorrida em 2017, o programa passou a promover o diálogo no ambiente escolar sobre valores, solidariedade, respeito mútuo, regimento escolar, Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros temas. Tudo é feito usando uma linguagem apropriada para cada tipo de público.

“A meta é transformar a realidade e promover o respeito à vida, às autoridades e acreditar em um futuro melhor para a comunidade como um todo”, explica Roseli.

Tags: Programa  Anjos  da  Guarda  leva  alegria  e  lições  de  vida  a  crianças