Saúde

Prefeitura aumenta oferta de consultas com especialistas

São José dos Campos - A Prefeitura de São José dos Campos vai ampliar o programa Resolve Mais, disponibilizando um número maior de consultas com especialistas na rede pública de saúde do município.

Serão ofertadas, por mês, mais 3.648 consultas nas especialidades de urologia, cardiologia e ortopedia, em ambulatórios médicos localizados dentro do Hospital de Clínicas Sul, por meio do contrato com a gestora da unidade -- a Organização Social Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus (OS HMTJ).

O atendimento começa na próxima semana (dia 6 de fevereiro) e se estenderá de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h. Além das consultas já ofertadas na Unidade de Especialidades de Saúde (UES) e pelos demais prestadores de serviços, serão 960 consultas a mais por mês na especialidade de urologia, 1.248 de cardiologia e 1.440 de ortopedia.

A porta de entrada dos pacientes são as unidades básicas de saúde, mas o agendamento será pela Central 156, após priorização realizada pelo Departamento de Regulação e Controle da Secretaria de Saúde.

Conceito

O programa Resolve Mais foi lançado em novembro do ano passado, com o objetivo de agilizar as consultas com especialistas e exames na rede municipal de saúde, reduzindo as filas e garantindo mais eficiência, resolutividade e qualidade aos serviços prestados à população.

A primeira ação do programa foi a assinatura de contrato de credenciamento com a Cies Global (Centro de Integração de Educação e Saúde), de São Paulo, que passou a ofertar consultas de oftalmologia e exames de ultrassom por meio de duas unidades móveis instaladas no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana. Por mês, são realizadas cerca de 2.000 consultas e 2.500 exames de ultrassom no local.

Em dezembro, somente na área oftalmológica, foram ofertadas mais de 7 mil consultas, por meio de todos os prestadores credenciados – Hospital Próvisão, Cies Global, Clínica Oftcor, Interclínicas e Oftalmovale. Somando o programa de Glaucoma, são mais 2.200 consultas por mês no Hospital Municipal, totalizando 9.200 atendimentos por mês.

A ampliação do programa Resolve Mais é um esforço da Prefeitura para aumentar a oferta de consultas na atenção secundária. Em média, por mês, são realizadas cerca de 30 mil consultas com especialistas na rede pública do município.

Em um ano, de 2017 para 2018, considerando todas as modalidades de consultas – atenção básica, atenção secundária (especialidades) e atenção terciária (urgências/emergências) – o aumento da oferta foi da ordem de 15%.

Tags: Prefeitura  aumenta  oferta  de  consultas  com  especialistas