Economia

Câmara sedia palestra do Procon sobre educação financeira

São José dos Campos - Uma palestra gratuita sobre “Direitos Básicos do Consumidor e Educação Financeira” atraiu cerca de 100 pessoas, a maior parte idosos, ao auditório Mário Covas na Câmara, nesta terça-feira (12). O público presente recebeu orientações específicas de técnicos do Procon Municipal sobre a contratação de empréstimo consignado.

A ideia surgiu após excessivas reclamações no órgão sobre descontos indevidos em contas bancárias, benefícios e aposentadorias. Nos dois primeiros meses de 2019, o Procon da cidade registrou 180 atendimentos de queixas relacionadas a instituições financeiras – número quase dez vezes maior se comparado ao ano passado, que anotou 19 atendimentos de reclamações sobre o mesmo assunto.

A diretora do Procon Municipal, Jaqueline Bueno Ignácio, informou que realizará uma ação conjunta com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e vai acionar o Ministério Público para abrir investigação no sentido de tomar providências contra possíveis fraudes. “As empresas identificadas serão multadas e o valor recolhido vai compor o fundo municipal do consumidor e será usado na promoção de políticas públicas voltadas para o consumidor”.

Durante o encontro, os palestrantes alertaram os idosos sobre como proceder em caso de golpe na contratação do serviço, e também prestaram esclarecimentos sobre os direitos do consumidor e a importância do consumo responsável para evitar o endividamento.

O evento faz parte das comemorações do Dia Internacional de Direito do Consumidor, celebrado dia 15 de março.

Tags: Câmara  sedia  palestra  do  Procon  sobre  educação  financeira