Saúde

Outono terá ações preventivas de combate ao Aedes aegypti

São José dos Campos - Com a chegada do outono, as pessoas precisam ficar atentas à reprodução da dengue. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de São José dos Campos mantém várias ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, em todas as regiões da cidade.

A nova estação traz dias quentes e chuvosos e o ciclo do mosquito é mais curto, passando da fase ovo para a adulta em apenas seis dias, o que faz com que a vigilância seja ainda mais importante neste período.

Embora o índice larvário não esteja alto, o monitoramento é constante e, durante as visitas, os agentes do CCZ fazem trabalho de educação, orientando a população sobre os riscos das doenças.

Em janeiro, foi realizada a primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do ano, que apontou Índice Breteau (IB) de 1,0 – o que representa queda em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foi registrada taxa de 1,4. Durante a pesquisa, foram vistoriados 18.031 imóveis em 16 dias.

Desde o início do ano também são realizadas diversas ações de combate ao vetor, que visam o monitoramento dos níveis de infestação e eliminação dos criadouros. Entre elas estão as visitas domiciliares e a pontos estratégicos da cidade.

Nos 3 primeiros meses do ano, além das 18 mil residências visitadas durante a ADL, foram trabalhados outros 43.815 imóveis, com ações de bloqueio de controle de criadouros e nebulização de áreas.

Tags: Outono  terá  ações  preventivas  de  combate  ao  Aedes  aegypti