Mundo

Donald Trump diz estar pronto para fechar a fronteira com o México

Internacional - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (2) estar pronto para fechar a fronteira com o México. Em entrevista coletiva, o republicano disse que fará isso se as autoridades do país vizinho não interromperem o fluxo de migrantes ou caso um acordo com o Congresso para fechar uma medida para conter a imigração.

Trump chegou a fazer um aceno positivo ao governo do México durante a entrevista. "Eles começaram a fazer muito mais. Nós os vimos apreender um número maior de pessoas", disse o norte-americano.

Ainda assim, ele reiterou que a fronteira vai ser completamente fechada caso se mantenha a situação migratória, que, nas palavras de Trump, é "emergencial". No fim de semana, oficiais da fronteira norte-americana disseram que pretendem acelerar o ritmo dos envios dos requerentes de asilo de volta ao México por causa da sobrecarga do sistema fronteiriço.

"Se eles [México] não fizerem isso ou se não conseguirmos um acordo com o Congresso, a fronteira será fechada", declarou Trump a jornalistas.

Trump também ponderou sobre possíveis impactos na economia. "É certo que teria impacto negativo (...), mas a segurança é mais importante", acrescentou.

Tags: Donald  Trump  diz  estar  pronto  para  fechar  a  fronteira  com  o  México