Política

São José dos Campos lança o projeto Linha Verde

São José dos Campos - A Prefeitura de São José dos Campos lançou, nesta terça-feira, 18, o projeto Linha Verde, iniciativa inédita de desenvolvimento urbano. O plano prevê a criação de um corredor sustentável para interligar as regiões sul e leste -- as mais populosas da cidade – bem como a região central, tornando o município mais dinâmico, compacto e inclusivo.
A Linha Verde, feita sob medida para atender aos modernos conceitos de planejamento urbano e em consonância com as diretrizes do Plano Diretor, vai facilitar o acesso a serviços e estimular o desenvolvimento econômico ao longo de seus 20 quilômetros de extensão.
O projeto utilizará até 31% da faixa pertencente à ISA CTEEP (Companhia Paulista de Transmissão de Energia Elétrica S/A). A desapropriação da área de 395.485 metros quadrados será realizada por meio de troca de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
O plano urbanístico prevê o aterramento das torres de energia, que dividem a cidade e geram poluição visual.
O distrito industrial Chácaras Reunidas e o Centro Empresarial Eldorado terão acesso facilitado, beneficiando trabalhadores e o setor produtivo do município.

Centralidades
Essas “pequenas cidades”, desenvolvidas ao longo do eixo, serão mais multifuncionais, densas e arborizadas.
As quatro grandes praças, projetadas para o trecho de 20 quilômetros, criarão “ilhas verdes” que irão contribuir na redução de calor e da poluição atmosférica e sonora de bairros adensados, principalmente na região sul de São José. O corredor terá a maior ciclovia já construída na cidade.
Das áreas remanescentes, 5% serão destinadas ao Programa Habitacional, beneficiando quem mais precisa.

Mobilidade
O Linha Verde também vai abranger a área de mobilidade urbana. Pelo corredor, irá circular o transporte rápido de massa. O projeto ainda cria o Anel Viário Leste, uma nova via que permitirá a interligação de toda a cidade ao Parque Tecnológico, sem a necessidade de uso da Via Dutra. Jacareí e Caçapava, situadas nas duas pontas da Linha Verde, também ficarão mais interligadas.
Os investimentos estão sendo negociados com Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).



Tags: São   José   dos   Campos   lança   o   projeto   Linha   Verde