Mundo

Morre João Gilberto criador da Bossa Nova

Internacional - Morreu nesta tarde de sábado (06) em sua casa no Leblon, no Rio de Janeiro, o pai da bossa nova, o violonista João Gilberto, aos 88 anos.

João Gilberto passou os últimos anos de sua vida recluso em seu apartamento, ao lado de alguns familiares. Ele estava judicialmente interditado desde o final de 2017 pela filha, Bebel Gilberto, que está nos Estados Unidos e está de volta ao país para acompanhar o velório do pai.

Os motivos da interdição, segundo Bebel, estavam ligados aos problemas de saúde e complicações financeiras do cantor. Além de Bebel, João Gilberto tinha outros dois filhos, João Marcelo – que mora nos Estados Unidos, e Luisa.

A bossa nova foi apresentada ao mundo com a trilogia de álbuns fundamentais como “Chega de saudade”(1959), “O amor, o sorriso e a flor” (1960) e “João Gilberto”(1961).

O álbum que marcou o início do gênero bossa nova é datado de 1959, completa 60 anos, “Chega de saudade”, traz a música de mesmo nome composta por Tom Jobim e Vinícius de Moraes, falecidos em 1994 e 1980, respectivamente.

João Gilberto era baiano de Juazeiro, nasceu em 10 de junho de 1931. O governo do Estado declarou três dias de luto pela morte do artista.

Tags: Morre  João  Gilberto  criador  da  Bossa  Nova