Educação

Festival Literário faz parte das ações de incentivo à leitura

São José dos Campos - O FLIJ - Festival Literário Joseense, aberto nesta segunda-feira (7), em São José dos Campos, começou com bom público no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana. Durante o evento, que acontece até a próxima sexta-feira (11), das 8h às 17h, os principais personagens da literatura nacional e internacional saltam das páginas dos livros para interagir com os visitantes do evento.

Ao todo, mais de 14 espaços temáticos irão proporcionar aos visitantes a oportunidade de relembrar, conhecer, explorar e se divertir com os encantos do universo da literatura.

Entre os principais objetivos do Festival Literário Joseense está a apresentação dos trabalhos realizados nas salas de leitura de todas as escolas municipais. A atração recebe, diariamente, mais de 1.000 alunos da rede de ensino municipal. Os estudantes que passam por lá são recepcionados pelos professores caracterizados de personagens que fazem parte do cotidiano das aulas.

“Achei tudo muito legal”, disse a aluna Tamires Trindade. “Investir na educação é fundamental. Encontrar nossos professores caracterizados é incrível", acrescentou Victória Macedo, da Emef Vera Lúcia Carnevalli Barreto.

Além dos alunos da rede municipal, a atração também é aberta para o público em geral. Raquel Venâncio fez questão de conhecer as instalações do Festival logo no primeiro dia. Ela foi acompanhada da mãe, Risoli, e dos filhos Renan, de 5 anos, e Renara, de 9 meses.
“Meu filho gosta muito de livros. Está tudo muito bem elaborado”, disse a moradora do Jardim Satélite, região sul da cidade.

Elisângela de Moura destacou a interação como ponto alto da atividade. “É um espaço muito legal. Pensamos que era um evento para comprar livros. Na verdade, é um espaço para aprender”, afirmou a moradora da Vila Paiva, região norte da cidade.

Passaporte
Os visitantes que percorrerem o Festival Literário Joseense recebem um passaporte, com direito a carimbo em cada uma das viagens literárias.

Os espaços são Alice no País das Maravilhas, Plataforma Árvores de Livros, Castelo Mal-Assombrado, Contos de Fada, Enigma, História em Quadrinhos, Jardim da Leitura, Nau dos Mestres, Praça Monteiro Lobato, Biblioteca Pública Municipal Cassiano Ricardo entre outros.

Festival Literário Joseense
Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, o Festival Literário Joseense faz parte das ações de incentivo à leitura da Rede de Ensino Municipal que conta com uma série de programas que buscam atingir não só os estudantes, mas a população em geral.

Entre as ações está o Programa Sala de Leitura, que tem como principal objetivo despertar o prazer de ler, condições primordiais para a formação do indivíduo.
Na sala de leitura, o aluno é inserido no universo da literatura por meio de histórias, dinâmicas, debates, dramatizações e outras atividades.

Os alunos da rede municipal contam ainda com a Plataforma Árvore de Livros, a tecnologia que oferece mais de 30 mil livros aos estudantes do ensino fundamental, possibilita aos professores a recomendação de títulos e planejamento das atividades com base nas leituras feitas pelos alunos.

A Árvore de Livros gera ainda um relatório com dados sobre o desempenho e a evolução da leitura dos estudantes.

Literatura na Educação infantil
O projeto Crianças Autoras é realizado todo ano pelas professoras da Sala Interativa do bloco de literatura com as crianças do Pré 2 (5 e 6 anos), que são as do último ano da educação infantil. A cada ano é desenvolvido uma proposta de acordo com o interesse das turmas.

O FLIJ - Festival Literário Joseense acontece até o dia 11 de outubro, das 8 às 17h, no Cefe (Centro de Formação do Educador) - Avenida Olivo Gomes, 250 – Santana – São José dos Campos.




Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Tags: Festival  Literário  faz  parte  das  ações  de  incentivo  à  leitura