Educação

Carlinhos Almeida discute curso de medicina na cidade

São José dos Campos - O prefeito Carlinhos Almeida recebeu na manhã desta segunda-feira (24), em seu gabinete no Paço Municipal, dois diretores da Universidade Anhembi Morumbi, instituição de ensino que pretende instalar a primeira faculdade de medicina de São José dos Campos. A visita foi para apresentar a infraestrutura e conteúdo pedagógico que pode ser implantado no curso ministrado na cidade.

A diretora das Escolas de Ciências da Saúde da universidade, professora-doutora Karen Cristine Abrão, destacou o alto nível acadêmico da universidade, que recebeu em 2013 nota máxima na avaliação feita pelo Ministério da Educação no curso de medicina. Além disso, é a única instituição privada de São Paulo a conquistar três estrelas no QS Stars, importante classificação internacional de instituições de ensino superior.

“Nós integramos a Rede Internacional de Universidades Laureate, composta por mais de 80 instituições de ensino espalhadas em 29 países, o que nos assegura a ampliação das possibilidades e fronteiras dos alunos. Essa internacionalização é o perfil de São José, por isso, temos muito interesse em trazer o curso para o município”, destacou Karen.

Para o prefeito Carlinhos Almeida, a cidade está preparada para receber o curso, principalmente após a implantação do SAMU e a ampliação de três para 44 equipes de atendimento no Programa Saúde da Família. Segundo o Ministério da Saúde, as novas vagas para o curso de medicina cumprem o propósito de interiorização do ensino médico dentro da estratégia do programa Mais Médicos, do governo federal.

“Nossa cidade é bem estruturada, com total condições de abrigar, pela primeira vez, um curso de medicina”, disse o prefeito. O secretário de Saúde de São José, Paulo Roitberg, que também participou da reunião, afirmou que a formação médica no município vai atender principalmente a rede básica de saúde. “Queremos proporcionar melhorias no atendimento aos usuários do SUS e ampliar o atendimento à população”, explicou Roitberg.

Universidade da Saúde

Em julho deste ano, o Ministério da Educação divulgou a entidade selecionada para instalar uma Faculdade de Medicina em São José dos Campos. A primeira colocada na concorrência foi a Universidade Anhembi Morumbi. A previsão é de que o curso tenha cem vagas, sendo 10% delas reservadas ao Prouni (Programa Universidade Para Todos).

As outras entidades que concorreram no processo entraram com recurso sobre a classificação junto ao MEC. O resultado do procedimento sairá no dia 22 de setembro. Caso seja ratificada a escolha da Anhembi Morumbi, a instituição terá em São José seu quarto curso de medicina no Brasil. Somente em São Paulo, onde a universidade mantém um curso há oito anos, conta com 640 alunos.

Projetos

Os planos acadêmicos da Anhembi Morumbi para São José ultrapassam a intenção de implantar uma faculdade de medicina no município. “Queremos trazer outros cursos futuramente, como medicina veterinária e bacharelado em beleza. Daremos início aos projetos assim que tivermos a confirmação do MEC para atuação”, afirmou a diretora da escola.



Tags: prefeito  carlinhos  reúne  com  diretores  da  Anhembi  Morumbi