Esportes

Parque Boa Vista será referência em esportes radicais

São José dos Campos - O Parque Boa Vista, espaço de lazer que está sendo construído pela Prefeitura na região do Altos de Santana, além da infraestrutura voltada ao lazer, cultura e esportes tradicionais, como futebol e vôlei, será uma referência em toda região para a prática de esportes radicais.

Entre as modalidades dos chamados “esportes de aventura” previstas no projeto, estão uma pista de skate, um percurso de arvorismo, escalada, tirolesa e ainda uma pista completa de donwhill (denominação em inglês para a modalidade de descida de montanha com bicicleta). Inédita entre os equipamentos públicos da região, a pista de donwhill atende uma reivindicação da comunidade, que já havia montado uma pista improvisada no local.

No sábado (22), o secretário de Obras, Dalton Ferracioli, e técnicos da secretaria estiveram no local para se reunir com os moradores, para discutir detalhes do traçado e possíveis melhorias na pista existente.

“O projeto do Parque é de 2011 e a pista de downhill foi feita pelos moradores depois disso. O que nós vamos fazer é adequar o percurso existente ao projeto do parque, mantendo a atividade para os ciclistas, sem descaracterizar o desenho original e, inclusive, mantendo os custos previstos para a obra”, disse o secretário.

Durante a reunião com os moradores, os técnicos da Secretaria percorreram a pista improvisada e apontaram aos praticantes as alternativas existentes para manter a prática da modalidade no local. A ideia é criar uma pista permanente destinada aos treinos, que possa ser utilizada sem prejudicar as demais atividades do parque. Um outro percurso, voltado apenas para os dias de competições, será criado também aproveitando a estrutura existente.

“Nós temos, por exemplo, a descida das escadarias em Santos, prova conhecida no calendário da modalidade, que aproveita elementos urbanos em seu percurso. Vamos tentar desenvolver o mesmo aqui, fazendo com que a modalidade possa conviver harmoniosamente com o restante dos usuários do local”, disse o arquiteto Elvis Vieira.

Os praticantes da modalidade demonstraram entusiasmo com a possibilidade de contar com um equipamento público de qualidade para desenvolver o esporte no município.

Segundo eles, a atual pista já tem sido procurada por praticantes de diversas cidades da região e do Estado e que o incremento da estrutura pela Prefeitura poderá transformar São José dos Campos em referência também nesta modalidade.

“Agora, nosso sonho vai se tornar realidade. Desde que a gente começou a fazer a pista, nosso sonho sempre foi ter um local oficial para competição e agora, graças a ajuda da Prefeitura, a gente está conseguindo”, disse o praticante Jorge Luís de Melo, 33 anos.


Tags: Parque  Boa  Vista  referência  em  esportes  radicais