Tecnologia

INPE apresenta aplicativo SOS Chuva com previsão do tempo imediata

São José dos Campos - No programa “Com a Palavra” desta semana, o pesquisador do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Luiz Augusto Toledo, explica que o aplicativo SOS Chuva foi desenvolvido para informar a população e reduzir sua vulnerabilidade ao tempo por meio da previsão imediata.

O app é produto de um projeto de pesquisa em parceria com USP e Unicamp, financiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), que integrou os dados de mais de 20 radares meteorológicos espalhados pelo Brasil. De propriedade e operação diversas, como da FAB (Força Aérea Brasileira) e do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), cada um cobre um raio de 400 Km.

Gratuito e disponível para sistema operacional Android e iOS, mostra onde está chovendo no momento e a movimentação das nuvens para saber em que direção estão indo, além da ocorrência de relâmpagos e a previsão para os próximos 20 minutos.

Tags: