Cotidiano

Cavalos ou drogados?

Jacareí - Não é de hoje que as principais praças públicas de Jacareí convivem com a invasão de moradores de ruas e drogados sem que as autoridades tomem providências para dar um basta nessa situação. A Polícia Militar procura fazer a parte que cabe à ela, mas pouco consegue, a lei trata do assunto como doença, e o poder executivo não colocou em prática nada que pudesse solucionar ou amenizar o problema.
Muitos acham que a situação só de fato será resolvida ou amenizada com o trabalho conjunto das autoridades policiais e de saúde, mas como a prevenção ao crime é de responsabilidade do governo do Estado a autoridade de Saúde também não toma providência e a situação dessas pessoas a cada dia torna-se pior, e o que se vê é um aumento no número de cidadãos nessa situação degradante e que choca toda a população.
Enquanto esses moradores de rua, que em sua maioria, são usuários de drogas ilícitas ocupam as praças e passam a invadir garagens para subtrair objetos dos veículos guardados para satisfazerem seus vícios, os moradores passam a conviver com a insegurança e o medo. Nesse caso, a responsabilidade passa para a autoridade policial - entenda-se Polícia Civil, pois a partir do momento em que há invasão de propriedade e furto em veículos, o evento torna-se crime e é preciso investigar e prender os autores.
Um dos locais que virou um sério problema social é a região do Jardim Liberdade, bem próxima ao centro. Ali, alguns moradores já contaram cerca de trinta desocupados em todos os períodos do dia, mas principalmente a tarde, noite e início da madrugada e que, por vezes, já praticaram pequenos furtos ou assaltos ao transeuntes e motoristas.
Um dos moradores entrevistados pela reportagem do portal Trânsito Aberto e que por medida de segurança, preferiu não se identificar, disse que sua garagem foi invadida, seu veículo teve um dos vidros quebrados e o aparelho de som subtraído. Segundo ele, está se tornando insustentável essa situação e a insegurança tomou conta de uma das praças mais tranquilas da cidade até pouco tempo atrás.
Os moradores aguardam uma ação das autoridades e torcem para que a tranquilidade volte ao Jardim Liberdade.

Cavalos na Praça

Nesta manhã de sábado, flagramos alguns cavalos circulando pela praça Liberdade e vários moradores disseram que preferem a presença desses animais do que a dos drogados, que levam medo e insegurança aos moradores.


Tags: cavalos  ou  drogados