Saúde

Comus aprova Programação Anual da Saúde para 2020 em São José

São José dos Campos - O Conselho Municipal de Saúde (Comus) aprovou a Programação Anual de Saúde (PAS) da cidade para 2020 na reunião mensal realizada nesta quarta-feira (18), no auditório da Câmara. O documento define as ações e os recursos financeiros para cumprir as metas expressas no Plano Municipal de Saúde.

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde apresentaram as diretrizes e atuações em 2019, somando 104 indicadores e 321 ações, assim como as propostas para o próximo ano, que totalizaram 42 novas sugestões na área da saúde para 2020.

Entre os eixos contemplados no PAS para o planejamento no Sistema Único de Saúde (SUS) estão: atenção básica; atenção especializada; urgências e emergências; atenção hospitalar; saúde mental; vigilância em saúde; regulação; assistência farmacêutica; sistema de informação; transporte sanitário e educação permanente.

Também compôs a pauta da reunião do Comus, a apresentação da Rede de Inclusão ao Autista (RIA). O serviço será oferecido munícipes com TEA (Transtorno do Espectro Autista) por meio de um sistema de informação unificado, que possibilitará acompanhar o histórico de atividades e a inclusão em diversos serviços públicos na cidade.

A Rede é resultado de reuniões promovidas pela Frente Parlamentar em Apoio à Pessoa com Autismo, criada em abril de 2018 pela Câmara e encerrada no último mês. De acordo com a Prefeitura, atualmente, cerca de 400 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, já estão inseridas na Rede e recebem acompanhamento do poder público em diversos serviços municipais, como consultas médicas, uso do transporte público adaptado, matrícula na rede municipal de ensino e atividades culturais e esportivas

Tags: Comus  aprova  Programação  Anual  da  Saúde  para  2020  em  São  José