Cotidiano

Grupo de golfinhos é flagrado pela orla de São Sebastião

Litoral Norte - Um grupo de pelo menos 100 golfinhos, da espécie boto-cinza (Sotalia guianensis), foi avistado, na manhã desta quinta-feira (2/1), a poucos metros dos costões das praias de A região Camburi, Camburizinho e Boiçucanga, na Costa Sul do município.

O primeiro registro do ano, feito pelo coordenador do Projeto Baleia à Vista, Julio Cardoso, que monitora baleias e golfinhos pelo Litoral Norte, mostra animais fazendo acrobacias enquanto caçam cardumes de peixes. “Foi um incrível show da natureza que as pessoas que acordaram cedo e estavam nas praias e costões puderam apreciar”, comentou Cardoso.

Segundo o coordenador do Baleia à Vista, a espécie de golfinhos é residente na região e nesta época do ano costuma caçar cardumes de peixes próximo à praias e costões.

De 2004 até o momento foram feitos 129 registros de golfinhos e outros 260 de baleias pelo Projeto Baleia à Vista e colaboradores. No ano passado, 105 baleias da espécie jubarte foram avistadas na região pelo mesmo Projeto, entre maio e agosto de 2019, o número é considerado um recorde. Além disso, houve ainda o registro de baleias-de-bryde, orcas e golfinhos.

*Com Nova Imprensa

Tags: