Política

Câmara Presente de São José dos Campos estará na Aconvap

São José dos Campos - Dando sequência ao debate em torno do projeto da nova Lei de Zoneamento para São José dos Campos, a Câmara Municipal realiza nesta quarta-feira (25) mais uma etapa do programa Câmara Presente. A reunião ocorrerá na sede da Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba), Rua Padre Rodolfo, 196, Vila Ema, com início às 9h.

Esta será a sexta reunião pública do Câmara Presente sobre a Lei de Zoneamento. A primeira ocorreu no dia 9 deste mês, no Parque Novo Horizonte, a segunda dia 16 no Jardim Morumbi, em seguida, foram realizadas reuniões com o Gedesp (Grupo de Estudos do Desenvolvimento Econômico, Social e Político), dia 17, na sede do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), na Faculdade Anhanguera, dia 18 e, dia 23, no Fórum Trabalhista, no Jardim Aquarius.

Última reunião

A quinta reunião do Câmara Presente, realizada na última segunda-feira (23), no Fórum Trabalhista do Jardim Aquarius foi a mais movimentada da série, com cerca de 130 moradores presentes no Fórum Trabalhista de São José dos Campos.

Alguns dos temas mais polêmicos do uso e ocupação do solo no município foram debatidos em clima de ordem, porém com manifestações firmes e enérgicas dos munícipes inscritos. Outros temas discutidos referiram-se à defesa da criação de empregos com o estímulo da atividade econômica; à fixação de um limite de altura para os espigões autorizados no projeto do Executivo para a Avenida Cassiano Ricardo, que poderiam prejudicar a incidência de sol no condomínio Sunset Park; a implantação de infraestrutura pública com escolas, creches, postos de saúde e outros investimentos nos bairros considerados "nobres" da cidade, que também pagam altos impostos e estariam sendo discriminados na definição dos investimentos.

Participaram da reunião, aberta pelo presidente da Câmara Municipal de São José dos Campos, vereador Shakespeare Carvalho (PRB), os vereadores Cyborg (PV), Dr. Roniel (PP), Fernando Petiti da Farmácia Comunitária (PSDB), Prof. Calasans Camargo (PRP), Roberto do Eleven (PP), Walter Hayashi (PSB) e Willis Goulart (PP).

Feita a abertura pelo presidente Shakespeare, em seguida a arquiteta Giuliana Fiszbeyn, representante da AEA (Associação de Engenheiros e Arquitetos) fez uma exposição das principais mudanças propostas no projeto do Executivo em relação à lei atual.

Um total de 36 moradores da cidade usou o microfone para suas sugestões e críticas ao projeto do zoneamento. Também foi bastante elogiada a atitude do Poder Legislativo de abrir espaço para uma ampla discussão pública do tema em vários bairros da cidade. "É inédito em nossa cidade a Câmara ouvir diretamente o povo", destacou uma das munícipes inscritas. Ela também cobrou a participação dos demais vereadores nas reuniões.

Tags: Câmara Presente   São José dos Campos