Ciência

CCZ inicia castrações e apresenta o Castramóvel

São José dos Campos - O Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de São José dos Campos terá um dia movimentado nesta sexta-feira (24). Serão realizadas as primeiras castrações gratuitas de cães e gatos de 2020 e apresentada oficialmente a unidade móvel veterinária, o Castramóvel, que passa a ser incorporado este ano ao programa Meu Pet Feliz.

A unidade móvel será apresentada a partir das 9h para autoridades, representantes da proteção animal, veterinários e população interessada. O Castramóvel conta com centro cirúrgico que atende 4 animais simultaneamente, possui todos os equipamentos para atendimento de emergências durante os procedimentos cirúrgicos, além de ambiente para repouso no pós-operatorio para abrigar até 20 animais.

Com a unidade móvel, a Prefeitura pretende atender, prioritariamente, famílias mais carentes e de bairros distantes, que não têm como levar seus animais para castrar no CCZ ou clínicas veterinárias credenciadas pela Secretaria de Saúde. O Castramóvel fará um atendimento por mês, seguindo critérios epidemiológicos, demográficos e sociais. Inicialmente serão ofertadas, pelo período de até um ano, 1.200 vagas.

Depois da apresentação, o Castramóvel segue para São Francisco Xavier, onde neste sábado (25), das 8h às 17h, acontecerá o primeiro mutirão de castração no estacionamento do salão paroquial do distrito. Serão realizados 220 procedimentos, sendo 137 em cães (97 fêmeas e 40 machos) e 83 em gatos (37 machos e 46 fêmeas). As inscrições destes animais aconteceram no último sábado (18).

Tags: