Cotidiano

CHUVAS: RMVale coloca Defesa Civil em alerta

Vale do Paraíba - A previsão de frente fria e chuvas fortes para a próxima semana coloca em alerta as unidades de Defesa Civil da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba), uma vez que o solo encharcado oferece riscos de possíveis deslizamentos de terras em encostas .

A informação foi compartilhada durante a videoconferência sobre as previsões climáticas e seus riscos, promovida pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, com a participação das Coordenações Municipais de Defesa Civil do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, na sede do CPTEC, em Cachoeira Paulista (SP), na manhã desta quinta-feira (13). Segundo a meteorologia, a previsão climática promete pancadas de chuvas com alto índice de acumulados no período do Carnaval e em março.

“Diante desse cenário, temos de intensificar nossas ações preventivas com o objetivo de minimizar possíveis impactos em áreas consideradas de risco”, analisa o diretor da Defesa Civil de Jacareí, José Donizete Martins Toledo, que participou da reunião com o agente Carlos Torres. O evento reuniu coordenadores da Defesa Civil de 10 cidades da RMVale.

Como ajudar na prevenção – A Defesa Civil de Jacareí também faz uma orientação para a população, para ajudar a evitar os danos ocasionados por conta de enchentes e alagamentos em dias de chuva. E, também, como se proteger durante tempestades com raios dentro e fora de casa. Lembrando que a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199. Veja a seguir a orientações:

Cuidado com o lixo

Não jogue o lixo em ruas, terrenos baldios, córregos ou rios;
Mantenha o quintal de sua casa e os bueiros de sua rua sempre limpos;
Limpe sempre ralos e calhas para evitar obstruções;
Nunca bloqueie a passagem de água das casas acima da sua;
Feche bem o saco de lixo e coloque-o em locais altos, como lixeiras;
Em meio à ameaça de chuva forte, só saia de casa se for necessário.

Tags: