Cotidiano

S. José amplia validade de cartão de ônibus e estacionamento

São José dos Campos - A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, informa que devido à pandemia do novo coronavírus irá prorrogar a validade dos cartões, tanto do ônibus quanto do estacionamento de idosos e PCDs (pessoas com deficiência) por 30 dias (de 23 de março até 21 de abril).

Assim, não haverá necessidade de renovação nesse período, evitando a necessidade de deslocamento das pessoas às unidades de protocolo da SeMob.

Atualmente, há cerca de 4.000 munícipes, entre idosos e PCDs, com a necessidade de renovação do cartão de isento do transporte público e do estacionamento. A ação da Prefeitura visa assegurar a saúde destas pessoas, consideradas grupo de risco ao novo coronavírus.

O objetivo é reduzir a aglomeração de pessoas no Acesso Livre, setor da Prefeitura onde o serviço é realizado.

No local, também haverá a redução de algumas fileiras de cadeiras e todos os atendentes irão seguir as recomendações de higiene, como a utilização de álcool em gel 70%, após cada atendimento.

Processos de trânsito

Nesta quinta-feira (19), foi publicada no Diário Oficial da União uma deliberação do Conselho Nacional de Trânsito, que dispõe sobre a ampliação e a interrupção de prazos de processos e de procedimentos afetos aos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e às entidades públicas e privadas prestadoras de serviços relacionados ao trânsito.

Nela, ficam interrompidos, por tempo indeterminado, os prazos para apresentação de defesa da autuação, recursos de multa, defesa processual e recursos de suspensão do direito de dirigir e de cassação do documento de habilitação.

Multas

Todas as multas registradas em São José dos Campos podem ser pagas pelos condutores com 40% de desconto por meio do aplicativo SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), serviço criado pela empresa Serpro (responsável pelo processamento de multas na cidade), a pedido do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Como funciona

Os motoristas que aderiram ao SNE podem obter 40% de desconto no pagamento de multas de trânsito, desde que não recorram e respeitem os prazos de pagamento. Normalmente, todas as multas, independente do SNE, permitem 20% de desconto para pagamento antes do vencimento.

Ao cadastrar o veículo, o condutor recebe a notificação pelo celular e pode solicitar o pagamento com 40% de desconto. O aplicativo SNE Denatran está disponível para celulares Android e IOS. Nele também é possível baixar o formulário para fazer a indicação do condutor.

Tags: