Economia

Mais de 300 consumidores já aderiram ao Procon Digital

São José dos Campos - No ar desde o dia 23, o Procon Digital já ganhou a confiança dos moradores de São José dos Campos. O acesso ao sistema online do órgão municipal de defesa do consumidor, pelo endereço procon.sjc.sp.gov.br, atraiu o cadastro de 328 pessoas na primeira semana de funcionamento.

Os consumidores joseenses registraram 138 reclamações. As principais queixas são referentes ao aumento de preços no comércio, que vão desde álcool gel até gêneros alimentícios.

Na página do Procon no site da Prefeitura estão disponíveis dois vídeos de orientação, que ensinam o cidadão a utilizar o novo sistema. Um tutorial explica como fazer o cadastro, e outro traz o passo a passo para registrar a reclamação.

Com a opção de fazer reclamações pela internet, evita-se a aglomeração de pessoas no prédio do Procon, que continua a oferecer o atendimento presencial na rua Paulo Setúbal, 220, Jardim São Dimas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Porém a recomendação é dar preferência ao atendimento online.

Em caso de dúvidas, é só ligar para o telefone 3909-1440. O Procon de São José também está nas redes sociais - @proconsjc no Facebook e Instagram, com dicas e prestação de serviços aos consumidores.

Orientações para compras

• Identifique o fornecedor e verifique informações como endereço de loja física, CNPJ e telefone para contato

• Busque referências do fornecedor

• Quando usar a internet, evite comprar por impulso

• Fique atento ao preço final, observando se o acréscimo do valor do frete está compatível com o de mercado

• Observe a política de troca

• Guarde a nota fiscal

Tags: