Ciência

Luta contra o coronavírus já tem 140 voluntários inscritos

São José dos Campos - Em menos de 24 horas, os primeiros voluntários de São José dos Campos já se alistaram para somar forças na luta contra o novo coronavírus. Entre o final da manhã e o início da tarde desta sexta-feira (3), cerca de 140 pessoas se cadastraram no site da Prefeitura.

A abertura das inscrições online foi lançada na quinta-feira (2), por volta das 17h, e alcançou 110 interessados até a meia-noite. Uma biomédica foi a primeira a se candidatar ao Programa Municipal de Incentivo ao Voluntariado no enfrentamento ao corona.

Entre os inscritos, estão profissionais com formação em medicina, enfermagem, biomedicina, farmácia e em outros cursos superiores e técnicos ligados à saúde. Alguns candidatos são estudantes universitários e trabalhadores de áreas conexas e auxiliares, como socorristas, motoristas e bombeiros.

Quem quiser fazer parte desse time pode se inscrever no site da Prefeitura. Os interessados precisam preencher os dados do formulário. Após a análise da equipe técnica, o voluntário será chamado para início das atividades.

Programa de voluntariado

O programa vai acolher, em estado de excepcionalidade, voluntários de ambos os sexos, até 59 anos de idade, com formação na área de saúde, que se autodeclarem em boas condições de saúde e tenham interesse e disponibilidade para desenvolver ações nos equipamentos de saúde do município.

O serviço voluntário será uma atividade não remunerada, prestada por pessoa física. O decreto criando o programa foi publicado na última sexta-feira (27) e tem como base a Lei Municipal 5891, de 17 de julho de 2001, que dispõe sobre a prestação de serviço voluntário nos órgãos públicos municipais.

Os interessados em realizar trabalhos voluntários deverão comprovar formação compatível com a área em que se propõem a atuar. O trabalho poderá ser executado em todos os serviços municipais de saúde, seguindo prioridade estabelecida pela Secretaria de Saúde.

Todas as inscrições serão primeiramente avaliadas pela Secretaria de Saúde, que selecionará as atividades de maior relevância no momento para o município. Ao ser selecionado, o voluntário deverá assinar termo de trabalho voluntário e termo de ciência e responsabilidade.

Tags: