Ciência

Testes: novo remédio contra coronavírus teria eficácia de 94%

Brasil - O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, anunciou nesta quarta-feira (15) o início de testes clínicos de um novo medicamento com possível eficácia de 94% contra o novo coronavírus.

Por meio da Rede Vírus, um grupo de cerca de 40 pesquisadores e cientistas de diversos laboratórios do Brasil iniciou uma pesquisa em remédios já existentes no mercado farmacêutico para avaliar duas mil moléculas capazes de combater a covid-19.

A proposta, conhecida como reposicionamento de fármacos, consiste então em analisar medicamentos já existentes que possam conter moléculas capazes de combater os efeitos da doença. Inicialmente, duas mil moléculas foram analisadas, diminuindo o número para seis possibilidades e finalizando em duas opções de remédios que podem ser usados, tendo um deles apresentado 94% de eficácia.

Segundo Marcos Pontes, a molécula em questão não possui efeitos colaterais graves e está disponível, inclusive, em formulações pediátricas.

A testagem do remédio, que não terá o nome informado, já foi aprovada pela Comissão de Ética e será realizada em 500 pacientes, em sete hospitais do Brasil com dosagem diária por cinco dias e observação de nove dias.

Tags: