Trânsito

São José abre ponte estaiada ao trânsito

São José dos Campos - A Prefeitura de São José dos Campos libera o tráfego no complexo viário do Arco da Inovação. A ponte estaiada, que ligará a Avenida Jorge Zarur às avenidas São João e Cassiano Ricardo, vai desafogar o trânsito no principal ponto de congestionamento da cidade e beneficiar motoristas e passageiros do transporte coletivo.

Ao todo, mais de 60 mil trabalhadores passam pelo trecho em 1.246 viagens de ônibus todos os dias. Sob a ponte na rotatória do Colinas foram construídos dois viadutos (superior e inferior) em formato de X.

Única no Brasil em arco e curva, a obra teve um método de construção mais eficaz e econômico, além de ser menos agressivo ao meio ambiente. A complexidade e arquitetura do projeto, inclusive, atraíram diversas instituições de ensino, que levaram alunos para conhecer a obra durante a execução.

O complexo viário na região do Arco da Inovação terá uma ciclovia de 3,6 quilômetros de extensão, que ligará a Avenida Linneu de Moura à passarela da Via Dutra, permitindo, por exemplo, uma viagem de bicicleta entre o Urbanova (região oeste) e o Dom Pedro I (sul). O projeto contempla duas passarelas, sob o Córrego Senhorinha e Anel Viário.

A obra do Arco da Inovação permitiu ainda uma série de melhorias na região da rotatória do Colinas, entre elas a instalação de um novo e moderno sistema semafórico inteligente – que dará maior fluidez no trânsito – , implantação de uma nova baia e abrigo de ônibus próximo à rotatória e nos dois sentidos da Avenida São João, no Aquarius, o recapeamento asfáltico, alargamento do viaduto sob o Córrego Senhorinha, além de toda a acessibilidade para as pessoas com deficiência.

Tags: