Saúde

Dia D de mobilização contra gripe é cancelado

São José dos Campos - O Programa Nacional de Imunizações cancelou o Dia D de mobilização da campanha de vacinação contra a gripe, que estava previsto para sábado (9). Entre os motivos da medida, estão o momento atual da covid-19 no país, a população-alvo a ser vacinada, a disponibilidade e o cronograma de entrega da vacina influenza pelo laboratório produtor, bem como a distribuição gradual da vacina aos estados e municípios.

Já as demais datas estão mantidas. Após a alteração no calendário, a terceira fase, que foi dividida em duas etapas, começa na próxima segunda-feira (11), para crianças de 6 meses a menos de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência. De 18 de maio a 5 de junho, quando encerra-se a campanha, serão vacinados os professores e adultos com idade de 55 a 59 anos.

Nesta segunda-feira (4), mais 18 mil doses da vacina começaram a ser aplicadas pela Prefeitura nas 40 Unidades Básicas de Saúde. O grupo prioritário desta etapa são os portadores comprovados de doenças crônicas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, indivíduos privados de liberdade, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo e trabalhadores portuários.

Em São José dos Campos, mais de 130 mil pessoas já foram imunizadas contra a influenza. As pessoas dos grupos de risco das fases anteriores – como idosos, profissionais da saúde, policiais e bombeiros – podem continuar se vacinando.

Tags: