Saúde

UBS Resolve Jardim Oriente será entregue nesta quinta-feira

São José dos Campos - Nesta quinta-feira (14), a partir das 8h, a Prefeitura de São José dos Campos entregará a nova UBS Resolve do Jardim Oriente, localizada na região sul da cidade. Está será a 34ª unidade da rede de saúde do município a trabalhar com esse conceito de atenção básica.

Todas as unidades que recebem o programa são reformadas e passam por adequações, para deixar o espaço mais confortável para os usuários.

Na reforma foram realocadas as salas de inalação, hipodermia, gerência, reuniões, arquivo e farmácia; ampliação da sala de espera e recepção; pintura interna e externa; instalação de toldo de cobertura na entrada do prédio, interligação do quiosque com a entrada da nova farmácia e nova identificação visual.

Nesta UBS estão cadastrados 17.874 usuários e é referência para os bairros Jardim Oriente, Jardim Oriental, Jardim Rosário, Jardim Anhembi, Jardim América, Jardim do Céu, Bosque dos Ypês e Terras do Sul.

A unidade conta com 10 médicos (5 clínicos, 3 pediatras e 2 ginecologistas), 1 nutricionista, 13 auxiliares de enfermagem, 2 enfermeiras, 3 dentistas, 1 técnica de saúde bucal, 1 auxiliar em saúde bucal, além de servidores administrativos. A unidade desenvolve programas para hipertensos e diabéticos e conta com grupo de orientação nutricional.

Além das melhorias que visam levar mais conforto para os usuários, a unidade receberá o painel “Gestão à Vista”, com os indicadores epidemiológicos em local visível ao público, permitindo o monitoramento constante e atualizado da situação de saúde da população de sua área de abrangência.

Conceito

O objetivo da UBS Resolve é tornar as unidades mais resolutivas por meio de programas e protocolos que melhoram as condições de atendimento da população. Agora será possível a coleta de exames laboratoriais no local, evitando deslocamento e otimizando o retorno médico.

O programa também adotou a prática da agenda aberta para marcação de consultas e incorporou novos procedimentos, como acolhida pela equipe de enfermagem e priorização de atendimento.

Tags: