Tecnologia

Univap acompanhará o Trânsito de Mercúrio

São José dos Campos - A Univap (Universidade do Vale do Paraíba) realiza no dia 9 de maio, a partir das 9h, a observação da passagem do planeta Mercúrio pelo Sol, numa espécie de mini eclipse, conhecido como Trânsito de Mercúrio. Os astrônomos do Observatório de Astronomia e Física da universidade acompanharão o evento e receberão escolas e a comunidade para assistirem ao fenômeno.
Desta vez, o episódio poderá ser apreciado em todo o país. Os Trânsitos de Mercúrio são eventos raros e neste século o fenômeno pode ser visto por treze vezes. Os pesquisadores da Univap detalharam que durante o mês de maio, o planeta Mercúrio está mais afastado do Sol e mais próximo da Terra. Diante disso, o diâmetro aparente de Mercúrio será 158,4 vezes menor que o do Sol, ocultando apenas a diminuta fração de 1/25000 do disco solar, ou seja, é possível visualizar um pequeno disco escuro em frente ao Sol.
Durante o dia, o Observatório de Astronomia e Física Espacial disponibilizará os telescópios para os visitantes apreciarem o Trânsito de Mercúrio. Além disso, os participantes poderão assistir às palestras informativas.

Como participar
O evento é gratuito. Para grupos e escolas as inscrições devem ser feitas pelo e-mail: observatório@univap.br.
Para aproveitar com segurança e conforto o Trânsito de Mercúrio, a orientação é o uso de bonés, chapéus e protetor solar. Além disso, é recomendado o uso de um filtro apropriado para a observação do Sol, pois a falta de proteção adequada pode causar cegueira permanente.

Serviço
Dia 9 de maio, das 9h às 15h30min.
Local: Observatório de Astronomia e Física da Univap.
Av. Shishima Hifumi, nº 2911 – Urbanova. São José dos Campos.

Sobre a Univap
Fundada em 1992, a Univap (Universidade do Vale do Paraíba) é uma instituição comunitária sem fins lucrativos, de ensino, pesquisa e extensão mantida pela Fundação Valeparaibana de Ensino e conta com dois Campi na cidade de São José dos Campos.
Mantém o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, 6 Programas de Mestrado e 3 de Doutorado (Stricto Sensu) e cinco faculdades nas áreas de exatas, humanas e biológicas que abrigam mais de 30 cursos de graduação, e com corpo docente formado por mais de 78% de doutores e mestres.

Tags: