Editorial

Novembro Azul e a importância de se cuidar

Brasil - Com saúde não se brinca e nesse quesito as mulheres estão quilômetros a frente se comparadas aos homens.

Família, trabalho, dupla jornada e baixa remuneração, nada disso faz a mulher abrir mão dos cuidados com a própria saúde, principalmente quando se fala dos cânceres de mama e colo de útero.

Os homens ainda convivem com o tabu quando o assunto é a sua saúde, principalmente quando se trata da prevenção do câncer de próstata.

A doença demora a apresentar sintomas e o toque retal permite que o médico avalie possíveis alterações na glândula, como o endurecimento, sendo o toque o método mais preciso para a identificação de nódulos suspeitos.

"É preciso que o homem quebre esse tabu e cuide mais da sua saúde, Novembro é o mês dedicado à prevenção do câncer de próstata, o mês está acabando, mas ainda há tempo e o câncer de próstata é o mais comum entre os homens após os tumores de pele", afirma o médico Danilo Stanzani, secretário de Saúde de São José dos Campos.

Ainda de acordo com o médico e secretário, o exame de sangue PSA é um excelente marcador para acompanhar o resultado do tratamento realizado, não para fazer o diagnóstico.

"Essa neoplasia pode demorar a se manifestar, portanto, é importante a realização constante dos exames preventivos a fim de que a descoberta não seja feita com o tumor já em estágio avançado."

Procure seu médico ou passe pelos postos de saúde e se informe.

Não deixe o câncer tomar conta da sua próstata.

Tags: Novembro  Azul