Tecnologia

Alunos desenvolvem aplicativo para a Fundhas

São José dos Campos - Um grupo da Unidade Dom Bosco Criança da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), que fica no bairro Campo dos Alemães, zona sul, desenvolveu um aplicativo de banco de imagens e informações sobre alunos da instituição. Denominado "ID Turmas", o app tem como principal função facilitar a rotina dos professores, educadores e profissionais que trabalham com mais de 3.000 crianças e adolescentes em 15 unidades espalhadas por São José dos Campos.

A ferramenta será apresentada nesta terça-feira (4) no Arena Cultural, evento que reúne apresentações artísticas e culturais, além de projetos desenvolvidos durante todo o ano.

O projeto foi elaborado com 12 turmas do Dom Bosco Criança durante as aulas de Comunicação e Midias, uma das áreas que a Fundhas trabalha, sob orientação do professor Carlos André Pimentel. Inicialmente, os alunos aprenderam sobre o conceito e técnicas de fotografia, depois partiram para a prática. Saíram pelo bairro fotografando belezas de todos os tipos, como construções, pessoas e a natureza.

Em sala, eles tratavam as imagens e aprendiam novas técnicas de fotografia antes de produzirem os retratos de cada aluno. Com as fotos e informações sobre as turmas, o app foi criado no laboratório de informática.

“Vimos a necessidade de auxiliar na organização de um banco de dados e imagens das turmas aqui na Fundhas. A partir disto, usamos técnicas das aulas de fotografia e criamos o aplicativo no laboratório. O projeto tem um viés de empreendedorismo, pois os alunos viram que é possível acreditar em boas ideias, inventar aplicativos e até comercializá-las. Queremos mostrar um caminho para que eles possam seguir independentes”, explicou o educador.

Tags: Alunos  desenvolvem  aplicativo  para  a  Fundhas