Política

Vereador propõe proteção em viadutos e pontes para pedestres

São José dos Campos - O projeto de lei 489/18, apresentado pelo vereador Roberto do Eleven (PRB), autoriza a prefeitura a implantar mecanismos de segurança como defensas metálicas (guard rail), ou barreiras de concreto, dispositivos de proteção contínua para proteção de pedestres e ciclistas em viadutos e pontes do município.

De acordo com o texto da proposta, guard rail é a mureta feita de placa metálica ou concreto e deverá ser implantado em toda extensão dos viadutos e pontes, entre a via e o parapeito, ou em outros lugares que a prefeitura considerar necessário, a fim de evitar acidentes, quedas e atropelamentos de ciclistas e pedestres.

Segundo a justificativa do autor, o objetivo é reduzir o número de acidentes com atropelamento em pontes e viadutos. A abordagem do tema no projeto de lei foi motivada por “manifestações de munícipes que vivenciaram perdas nessa situação e aqueles que tomaram conhecimento do caso ocorrido em setembro no viaduto Bandeirante”, no Jardim Paulista, em que uma mulher caminhando foi atingida por um veículo descontrolado e arremessada para a pista da rodovia Dutra.

O projeto foi lido na 76ª sessão e passa pelas comissões de Justiça e Redação; Economia; Planejamento Urbano, Obras e Transportes. O prazo para emendas termina em 20 de dezembro e para o parecer dos relatores em 1º de fevereiro.

Tags: Vereador  propõe  proteção  em  viadutos  e  pontes  para  pedestres