Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 20/09/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

20/09/2024 06:34

100 anos de Rádio! Vicentina Aranha promove exposição ”Meus Queridos Ouvintes”

Para celebrar os 100 anos do rádio no Brasil, a direção do Parque Vicentina Aranha está promovendo uma exposição chamada ”Meus Queridos Ouvintes”, com diversos aparelhos radiofônicos que existiram no passado e foram precursores de tecnologia e fundamentais na difusão de conteúdo.

A mostra itinerante é um convite para uma verdadeira viagem pela linha do tempo, desde a sua invenção, com exposição de aparelhos antigos e peças raras, passando por curiosidades e histórias das primeiras rádios do Brasil, além de homenagear 136 profissionais e personalidades, como as “Rainhas do Rádio”.

O objetivo do evento é preservar essa cultura, apresentando a importância do “Patrimônio Histórico do Rádio” para públicos de todas as idades.

Confira detalhes da exposição sobre os 100 anos do rádio!

Exposição Meus Queridos Ouvintes

Funcionamento
Visitação até 31 de outubro
Terça a sexta-feira, das 10h às 19h
Sábados e domingos, das 9h às 16h

Endereço
Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana

Chegada ao Brasil

O rádio chegou no Brasil em 1923 e tem até um dia especial, 23 de setembro, quando é comemorado o nascimento do carioca Edgard Roquette Pinto (1884-1954).

A primeira transmissão ocorreu durante a Exposição do Centenário da Independência, quando empresários norte-americanos instalaram uma estação no Corcovado.

Na ocasião, os ouvintes acompanharam a ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes o pronunciamento do então presidente Epitácio Pessoa.

Diante da novidade, o médico e escritor Roquette Pinto tentou, sem sucesso, convencer o governo federal.

Foi a Academia Brasileira de Ciências quem acolheu o projeto e, assim, nasce a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que transmitiria óperas, poesia e informações sobre o circuito cultural da cidade.

Penetração atual

Em estudo divulgado em 2020 pela empresa de mídia, os ouvintes do rádio cresceram durante a pandemia, inclusive pela internet, que representa um aumento de 38% dos ouvintes internautas. Mesmo com a chegada da televisão, dos streamings de música e das novas possibilidades do entretenimento, o meio continua muito forte no Brasil e no mundo.

Com informações do portal Toda Matéria

Foto: Divulgação.

Veja também