O primeiro quadrimestre de 2023 fechou como sendo o melhor de todos os tempos para o esporte em São José dos Campos, Vôlei, Futebol, Basquete e Futsal, esportes mais populares foram destaque, mas a cidade também segue conquistando títulos e aparecendo com atletas e equipes no Skate, Boxe, Judô , Rugby, Natação e muitos outros esportes!
Para o amantes dos esportes de competição e principalmente o torcedor Joseense, saudosistas dos títulos e bons resultados em especial do Futebol e do Basquete no passado, em 2023 o esporte em São José dos Campos se superou em número de conquistas importantes e mais do que isso pavimentou o caminho para um 2024 ainda melhor!
Depois de dois Vice-Campeonatos na Taça Brasil com o Vôlei e o Futsal, a classificação para as oitavas de final do Basquete pelo NBB, classificação para as semifinais na Superliga de vôlei, a Cereja do Bolo aconteceu neste final de semana:
Além de, pela primeira vez sediar uma final de Superliga, entre Cruzeiro e Minas Tênis neste domingo (30), na véspera, no sábado (29) o São José Esporte Clube, conhecido como a Águia do Vale, depois de 10 anos na série A3 do Campeonato Paulista de Futebol, garantiu o acesso para a série A2.
O futebol é uma paixão do brasileiro, e não seria diferente no esporte em São José dos Campos, e por isso mais de 12 mil pessoas lotaram o Estádio Martins Pereira para ver a vitória da Águia do Vale por 1 a 0 sobre o Grêmio Prudente, vitória que levou o time comandado por Ricardo Costa à enfrentar o Capivariano na decisão, além de ganhar uma vaga na Série A2 do estadual em 2024.
A equipe do Trânsito Aberto preparou um resumo dos principais destaques do esporte em São José dos Campos neste início de ano, que está apenas começando, expectativa de muito mais emoção e títulos com o esporte joseense brilhando no topo dos pódios. Veja abaixo:
Esporte em São José dos Campos
Futebol
No Masculino depois de 10 anos disputando a série A3 do Campeonato Paulista o São José sobe para a Série A2.
Na grande final do Campeonato Paulista da Série A3 deste ano o São José (ÁGUIA) vai enfrentar o Capivariano (LEÃO).
Agora, Leão e Águia vão decidir o título da A3 em duelos de ida e volta, com a equipe de Capivari atuando em casa no segundo duelo e jogando pelo empate no placar agregado por ter melhor campanha na somatória das fases. A Federação Paulista de Futebol ainda vai definir datas e horários das decisões, mas a tabela base indica os próximos finais de semana para os confrontos.
O São José Esporte Clube disputa apenas as competições estaduais, sendo que em 2020, a Águia conquistou o título do Campeonato Paulista Sub23, mais conhecido como a Bezinha, a quarta divisão do Campeonato Paulista. Com o título, a equipe voltou a comemorar um título estadual, após mais de 40 anos.
Feminino
O São José Futebol Feminino tem compromisso pelo Campeonato Brasileiro A2 nesta segunda-feira, 1 de maio, às 15h, contra o América Mineiro, no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos.
A equipe comandada pelo técnico Adilson Galdino encerrou a preparação neste domingo, realizando um treino tático e aprimorando situações de bolas paradas.
Vôlei
Esta foi a melhor temporada para o esporte em São José dos Campos desde o início do projeto do vôlei do clube, que começou há dois anos com apoio da Prefeitura. O Farma Conde Vôlei São José chegou entre os quatro melhores times da Superliga, o principal torneio do país, e teve a maior média de público da competição. A equipe ainda conquistou o vice-campeonato da Copa Brasil, tendo perdido a final justamente para o Cruzeiro, atual campeão nacional.
E para coroar a temporada o levantador do Farma Conde Vôlei São José, Brasília, foi convocado pelo técnico Renan Dalzoto para a Seleção Brasileira.
Além disso o time apresentou um novo patrocinador para temporada 2023/2024 para sua equipe de vôlei, o grupo farmacêutico CIMED que chega para integrar-se à equipe com outros patrocinadores de peso do time, terceiro lugar na Liga Masculina de Vôlei.
O presidente da CIMED, João Adibe, compareceu ao evento e deu a notícia: “estamos muito felizes em anunciar mais um patrocínio ao esporte nacional e dessa vez a um clube de vôlei, o Farma Conde. Vamos ser campeões! ”, afirmou.
Basquete
O Oscar São José Basketball se despediu do NBB na noite desta sexta-feira (21) após perder para o Bauru Basket por 71 a 66, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru, pelo terceiro jogo das oitavas de final da competição. Com o resultado, Bauru fecha a série melhor de três em 2 a 1 e avança às quartas de final para enfrentar o Flamengo.
Apesar da eliminação, o São José se despede da competição com a melhor campanha dos últimos anos, logo em seu retorno ao NBB na atual temporada. Agora, o time inicia o planejamento para o segundo semestre, com foco no Campeonato Paulista.
Feminino
O São José Basketball Feminino segue com 100% de aproveitamento na Copa São Paulo Adulta. Na noite desta quarta-feira (26), as joseenses venceram o Basquete Pinda fora de casa por 49 a 39 e conquistaram a quarta vitória em quatro jogos.
O São José volta à quadra na próxima terça-feira (2), às 19h30, quando recebe o ADC Bradesco Esporte e Educação no ginásio do Teatrão, em São José dos Campos, com entrada franca ao torcedor.
Futsal
O São José Futsal/Atleta Cidadão, no início de abril, conquistou o vice-campeonato da Taça São Paulo Sub-20. Jogando na Farma Conde Arena, que recebeu cerca de 3.500 torcedores, o time joseense foi superado pelo Corinthians por 1 a 0 e ficou com a segunda posição na competição. O São José chegou a final de maneira invicta, contra um Corinthians que só tinha uma derrota, justamente para os joseenses.
Já o time principal do São José Futsal, também ficou com o vice-campeonato da Supercopa da LPF 2023, ao perder a final para o Barão de Mauá/Ribeirão, por 4 a 2, no início de março, em Ribeirão Preto. O Time Joseense havia conquistado no ano passado, pela primeira vez, o título da Liga Paulista de Futsal (LPF) ao vencer o Dracena por 5 a 2 e conquistou.
O São José Futsal segue disputando a Liga Nacional Masculina e atualmente ocupa a décima segunda colocação da tabela, com duas vitórias em cinco jogos, agora os joseenses tem jogo fora de casa, contra o Santo André Intelli, no Sábado, dia 06/05, novamente pela LNF. A Liga Nacional de Futsal termina a primeira fase no final de agosto.
Feminino
Vale lembrar que o São José Futsal também tem equipe feminina disputando dois campeonatos simultâneos a Liga Feminina de Futsal , e o campeonato paulista.
A grande novidade é a ala “Jana”, do São José Futsal Feminino, foi convocada pela seleção brasileira que irá disputar o Torneio Internacional de Xanxerê, em Santa Catarina, entre os dias 7 e 14 de maio. Além de Jana, o técnico Wilson Sabóia convocou outras 14 atletas para a competição.
A jogadora chegou no início desta temporada ao São José. Ela foi destaque da equipe na rodada de estreia da Liga Feminina de Futsal, em Campo Grande, marcando dois gols contra o Leoas da Serra.
Rugby
O São José Rugby é o maior campeão do Campeonato Paulista, com 11 títulos, sendo a última conquista na temporada 2016. Em 2022, o São José Rugby ficou na terceira colocação da competição estadual, com 5 vitórias e uma derrota.
O São José Rugby estreia neste sábado (29), às 15h, no Campeonato Paulista de XV, contra o Urutu, no CT Ange Guimerá, na primeira partida da equipe em São José dos Campos nesta temporada.
O Paulistão de Rugby conta com 27 times divididos em sete chaves. O São José está no Grupo C juntamente com Indaiatuba Tornados, Piracicaba e Urutu. Na primeira fase as equipes se enfrentam entre si em turno único.
Seleção Brasileira
O São José Rugby tem dois jogadores convocados pela Seleção Brasileira, Gustavo ‘Rambo’ Albuquerque e Rafael ‘Latrel’ Teixeira, que disputam o World Rugby Sevens Challenger, a divisão de acesso do Mundial da categoria, em Stellenbosch, na África do Sul.
Ciclismo
O ciclista joseense Erick Rodrigues Fagundes, de 17 anos, conquistou o inédito título de campeão brasileiro de ciclismo para o esporte de São José dos Campos, durante a disputa do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista Júnior, Juvenil e Infanto-juvenil, realizado nesta semana no velódromo municipal de Maringá, no Paraná. Erick faz parte da equipe São José Ciclismo/Atleta Cidadão, que compete com apoio da Prefeitura de São José dos Campos.
Erick venceu a tradicional modalidade Keirin, não dando chances aos adversários. Além da medalha de ouro nesta prova, ele também levou o bronze na modalidade de KM. O programa de provas do Brasileiro de Pista começou na terça-feira (11) e terminou na quinta (13).
Boxe
A equipe de boxe do Atleta Cidadão, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, fez bonito durante a disputa do Campeonato Paulista Infantil, Cadete e Juvenil, promovido pela Federação de Boxe do Estado de São Paulo, conquistando uma medalha de ouro e seis de prata. A competição foi disputada nos dias 8, 15 e 22 abril em Mogi das Cruzes.
Destaque do esporte em São José dos Campos o atleta João Gabriel Rezende Mafra, de 15 anos, que foi campeão da categoria até 75kg, classe cadete, que teve ótimo desempenho durante a competição.
Além do título de João Gabriel, a equipe joseense comemorou outras seis medalhas de prata, conquistadas pelos atletas Bruna Ignacio (infantil 60kg), Wender Pereira (infantil 54kg), João Miguel (cadete 57kg), Isabela Beatriz (juvenil 60kg), Marcos Vinícius (juvenil 86kg) e Eduardo Toledo (juvenil 71kg)
Taekwondo
No esporte em São José dos Campos as artes marciais tem espaço. A equipe joseense de taekwondo, representada pela Liga Vale, conquistou quatro medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze no Campeonato Pan-Americano Cadete e Júnior de Poomsae e Luta, disputado na República Dominicana, entre os dias 23 e 27 de abril.
Competindo com nove atletas, que viajaram com apoio da Prefeitura de São José dos Campos, a equipe joseense teve como destaques os medalhistas de ouro Allan Henrique Leite (categoria cadete acima de 1,80m), Stephani Valente Silvestre (cadete até 1,72m), Alisson Cauã Barros (juvenil até 48kg) e Elis dos Santos (juvenil acima de 68kg).
Esporte em São José dos Campos tem a Melhor Idade
Para que ninguém pense que o etarismo faz parte dos esporte em São José dos Campos, a equipe da melhor idade da cidade, conquistou no último domingo (23), em Guaratinguetá, o 11º título regional do JOMI (Jogos da Melhor Idade). Após seis dias de disputa, a delegação joseense terminou na frente com 151 pontos, seguida de Guarulhos e Guaratinguetá, que somaram 125.
Os jogos, em sua 25ª edição, começaram na segunda-feira (17), reunindo 36 municípios do Vale do Paraíba, Vale Histórico, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, região mogiana e Guarulhos.
Com uma delegação com 126 atletas (62 homens e 64 mulheres), São José conquistou a medalha de ouro com as equipes de atletismo masculino (por equipe), damas feminino, tênis categoria B feminino, natação feminino, vôlei categoria B feminino e masculino e xadrez masculino.
Além das campeãs, as equipes de damas masculino e malha, que foram vice-campeãs, se classificaram para a final estadual, que neste ano acontecerá em São José do Rio Preto, de 27 de junho a 3 de julho.