Foto: Divulgação/PMSJC
O Parque Vicentina Aranha realiza o lançamento do livro “Jubileu de Ouro Associação Desportiva e Cultural Besouro Mangangá Capoeira: Mestre Lobão”, na quinta-feira (20). A obra apresenta a diáspora da capoeira da Bahia para São José dos Campos.
O evento faz parte do “Lab Flim” e acontece na sala de leitura do parque, a partir das 19h. Haverá a presença da escritora Zuleika Stefania Sabino Roque, doutora em História, e também do homenageado, Mestre Lobão. Também está programada uma sessão de autógrafos.
O livro faz parte de uma série de comemorações que marcam os 50 anos da capoeira em São José e homenageia além do Mestre Lobão, o tenente Esdras, conhecido como Mestre Damião.
A venda dos exemplares acontece durante o lançamento. Depois, eles poderão ser adquiridos na Academia de Capoeira Besouro Mangangá, localizada no Jardim São Dimas.
História
Esdras Magalhães dos Santos ou Mestre Damião foi um dos principais precursores da Capoeira Paulista. Foi militar da Aeronáutica, Advogado, Escritor e é claro, um grande Capoeirista. É o autor de “Conversando sobre a Capoeira”, livro lançado em 1996 e do artigo “A verdadeira história da criação da luta Regional Bahiana do Mestre Bimba”. Fundou a Associação Besouro Mangangá Capoeira em 16 de maio de 1971, juntamente com seu filho Esdras Filho (Mestre Esdras) e Everaldo Bispo de Souza (Mestre Lobão).
Natural de Itabuna-BA, Mestre Lobão é um grande incentivador da capoeira nacional.
Ele começou a fazer capoeira nos anos 60 em sua cidade natal treinando com os Mestres Antônio Rodrigues e Luiz Medicina. Em São Paulo, conheceu Esdras Filho e o Tenente Esdras, juntamente com eles, Lobão ajudou a fundar a primeira academia de Capoeira do Vale do Paraíba na cidade de São José dos Campos , chamada “Besouro Mangangá”.
O mestre participa anualmente de eventos nacionais e internacionais de capoeira. Ele ministra aulas, realiza cursos, palestras, workshops e já levou a Capoeira até para o cinema nacional atuando em 3 filmes.