Foto: PMP
Modernizar os espaços e fomentar o empreendedorismo. Com esse conceito em mente, Pindamonhangaba está otimizando mais um espaço público, criando um Coworking Municipal no Bosque da Princesa.
A ação inédita para o poder público, permitir otimizar o espaço, onde antigamente funcionava a Biblioteca Municipal e destiná-lo a startups, profissionais liberais e empreendedores. O espaço vem passando por um “retrofit”, técnica de revitalização de construções antigas com o objetivo de transformar edificações do passado, adaptando-as às necessidades atuais.
O Coworking será contemplado com estações de trabalho, banheiros, sala de treinamento, área administrativa, uma recepção acolhedora e um café para atender aos usuários e visitantes.
No espaço externo será construído um deck, com mobiliário adequado para que as pessoas possam ter a oportunidade de trabalhar ao ar livre com acesso à tecnologia, conforto e contato com a natureza. O espaço oferecerá conectividade além de tecnologias como árvore solar, que vai utilizar energia solar para alimentar os equipamentos eletrônicos. Esse espaço terá o intuito de incentivar ainda mais a criatividade.
O investimento total do coworking é de R$ 431 mil, sendo R$ 300 mil provenientes de emenda parlamentar do ex-deputado Sérgio Victor. A reforma do espaço começou em junho e deve ser finalizada ainda em novembro de 2023.
“O conceito do projeto visa o networking e o fomento a novos empreendimentos. Profissionais terão um espaço público e gratuito para desenvolver suas habilidades, fazer uma reunião com seus clientes, utilizando a tecnologia, ampliando a sua rede de relacionamento e formando novas parcerias. É um projeto inovador que agrega com todas as ações da Secretaria de Tecnologia”, afirmou a secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco.
O coworking é uma iniciativa da Prefeitura de Pindamonhangaba para promover o empreendedorismo e a inovação na cidade. O espaço vai oferecer um ambiente colaborativo e inspirador para que as pessoas possam desenvolver seus projetos e negócios.
Para o secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos Danilo Velloso, o espaço será importante para fomentar a economia. “Esse é mais um apoio que a gestão Dr. Isael dá para aquelas pessoas que querem começar seus negócios, utilizando a tecnologia e inovação a favor do empreendedorismo e fazendo nossa economia girar”, afirmou Danilo.