Foto: CMSJC
A Frente Parlamentar em Apoio à Pessoa com Autismo da Câmara de São José dos Campos realizou nesta quarta-feira (23) uma reunião com pais de autistas e secretarias municipais. Estavam presentes os vereadores: Marcão da Academia (PSD), que presidiu o encontro, Amélia Naomi (PT), Dulce Rita (PSDB), Fernando Petiti (MDB) e Renato Santiago (PSDB).
Na reunião, pais de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) cobraram atendimento adequado a cada faixa etária, da infância à adolescência e na fase adulta, pois as instituições especializadas atendem somente até os 6 anos.
Nos relatos, eles trataram da dificuldade em conseguir consulta com fonoaudiólogos, da falta de vagas no transporte especializado e em atividades esportivas. Outras questões trazidas pelos pais foram o uso do canabidiol e a renovação dos contratos entre a prefeitura e as empresas terceirizadas que prestam auxílio aos estudantes com deficiência em sala de aula.
Os representantes das secretarias responderam aos questionamentos das famílias. Na educação, a informação é que houve renovação de contratos com as terceirizadas e que um edital de concurso está aberto para profissionais capacitados a fim de atender alunos com TEA. Outra medida em andamento é o relacionamento com universidades para que os cursos de licenciatura e formação de docentes incluam na grade curricular disciplinas sobre as especificidades do transtorno.
Já na secretaria de saúde, há planos para ampliar o atendimento acima dos 6 anos. E gestões para a retomada da equoterapia (terapia com cavalos), com a abertura de 450 vagas. De acordo com os representantes da pasta presentes, a licitação para essa atividade terapêutica deverá acontecer ainda esse ano. Enquanto no esporte novas vagas serão abertas, principalmente na natação.
Participaram os representantes da secretaria da Saúde, Deise Montes e o coordenador de reabilitação Átila Araújo Cartaxo; a secretária adjunta de Apoio Social ao Cidadão, Maria Quitéria de Freitas; a chefe de Políticas para Pessoas com Deficiência, Jordana Bassi e a secretária de Esporte e Qualidade de Vida, Kátia Maria Riêra. Além da coordenadora de educação especial da secretaria de Educação, Patrícia Rodrigues e da professora especialista em educação especial, Mônica Coelho. Ainda, representando a secretaria de Mobilidade, Maria Cristina da Silva, e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Flávia Flausino.