20/05/2024 06:32

Doria oficializa retomada das obras no litoral

O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), esteve em Caraguatatuba na manhã desta terça-feira (21/9) para oficializar a retomada das obras na rodovia dos Tamoios, que já tinha sido anunciada no fim de agosto. O prazo para conclusão é de 26 meses, ou seja, dois anos e dois meses. Enquanto isso, moradores e turistas continuarão usando como única via entre São Sebastião e Caraguatatuba a Rodovia Manoel Hypolito do Rego (SP-55), que se encontra em péssimo estado de conservação.

Os inúmeros buracos na SP-55 especialmente no trecho entre São Sebastião-Caraguatatuba têm sido alvo de queixas de usuários e também de políticos locais, entre eles, os prefeitos das cidades de Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião.

Solenidade

João Doria chegou de helicóptero a Caraguatatuba por volta das 10h15 e a solenidade começou pontualmente às 10h30. Ele falou sobre a importância da retomada. “É uma obra de engenharia de alta complexidade. Um dos trechos faz a ligação Caraguá-Ubatuba e o outro Caraguá-São Sebastião. Além do escoamento para o Porto de São Sebastião, vamos lembrar que o turismo é uma essência da economia desta região”.

A retomada das obras já havia sido anunciada pelo Governo do Estado em 27 de agosto, quando foi assinada com a Concessionária Tamoios a incorporação dos Contornos de Caraguatatuba e de São Sebastião. O entendimento permite a retomada de uma obra paralisada desde 2018, no final da gestão de Márcio França, e destrava investimentos de R$ 1,5 bilhão para gerar até 2 mil novos empregos diretos no Litoral Norte.

O pacote prevê 46 obras entre pontes e viadutos, além de seis conjuntos de túneis. A nova via terá 33,9 km de extensão com aumento da segurança viária em um novo corredor logístico para o Porto de São Sebastião e aos polos de turismo do Litoral Norte. A assinatura ocorreu após a aprovação pelo Conselho Gestor de Concessões e PPPs, com a participação do vice-governador Rodrigo Garcia, do Secretário de Logística e Transportes, João Octaviano, e representantes da concessionária Tamoios.

A cerimônia em Caraguá contou com a presença do prefeito da cidade, Aguilar Junior, acompanhado do vice-prefeito José Ernesto Ghedin, e do presidente da Câmara, Tato Aguilar; dos prefeitos Toninho Colucci (Ilhabela) e Flávia Pascoal, dos deputados federais Eduardo Cury e André do Prado; e do deputado estadual Milton Leite. O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, não esteve na solenidade.

 

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também