24/04/2024 13:42

Serviço de Regulação de Saneamento de Jacareí está nas ruas

O SRJ, Serviço de Regulação de Saneamento de Jacareí, está realizando a Ouvidoria Itinerante com a finalidade de apresentar os serviços da autarquia, esclarecer dúvidas e colher eventuais reclamações quanto ao serviço prestado pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e Concessionária Ambiental Jacareí, instituições reguladas e fiscalizadas pelo SRJ.

Respeitando as normas sanitárias e distanciamentos adequados, a ouvidora Elaine Bento está presente nas feiras-livres espalhadas pela cidade, cada semana em um endereço diferenteA primeira feira a receber a ouvidoria foi a do Jardim das Indústrias.  Já a próxima acontece nesta quarta-feira (22), na Av. Major Acácio Ferreira, no Jardim Paraíba. Acompanhe a agenda clicando aqui.

“A ouvidoria é responsável pelo relacionamento entre o usuário e os prestadores de serviços de saneamento básico, tendo como objetivo principal mediar, ouvir e compreender as manifestações dos cidadãos, encaminhando aos órgãos para uma resposta adequada”, explica Gustavo Costa, presidente do Serviço de Regulação de Saneamento de Jacareí.

Além do explicado, a Ouvidoria Itinerante também quer diminuir distâncias e tornar o SRJ mais presente na vida dos jacareienses, com entendimento que o órgão regulador é mais um bom serviço público disponível na cidade.

SRJ: o que é e o que faz?

Serviço de Regulação de Saneamento de Jacareí é uma autarquia especial porque se trata de uma agência reguladora com vistas à fiscalização dos serviços de saneamento básico da cidade e outros municípios conveniados. Dentre os objetivos e competências do SRJ, destacam-se:

– Fiscalizar os serviços regulados;

– Promover a qualidade e a eficiência dos serviços;

– Estabelecer os padrões de qualidade para a prestação dos serviços regulados.

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), de Jacareí, lançou no domingo (19), junto à comunidade do Jd. Pedramar, o projeto “Educador Móvel”, visando levar educação sobre saneamento às pessoas além das escolas, e atender o máximo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Desenvolvido ao longo dos últimos anos pela equipe da autarquia, o projeto visa atender as demandas da municipalidade e da população, com intuito de trabalhar temáticas que impactem positivamente na saúde e no bem-estar de todos. “O objetivo é levar conhecimento e sensibilizar as crianças, jovens, adultos, idosos e empresários, dos quatro cantos da cidade, de forma personalizada e baseada nos indicadores locais, com qualidade e eficiência, trazendo melhores resultados para todos”, detalha Juliane Gouveia, gestora do Educador Móvel.

Temas

Além de reforçar a importância da preservação da água e das nascentes, muitos temas ligados ao dia a dia do munícipe são abordados no Educador Móvel do SAAE, como o descarte correto do esgoto; a importância das Estações de Tratamento de Águe e Esgoto; conservação das redes; orientações sobre consumo consciente da água; formas de detectar vazamentos internos de água nos imóveis, como eliminar os vilões do esgoto; regularizar as instalações dos imóveis e evitar retorno de esgoto; apresentações de obras e projetos, entre outros.

“Quando o trabalho entre o Poder Público e as comunidades é integrado e contínuo, principalmente em ações ambientais, os resultados geram bons frutos, são duradouros e a cidade ganha em saúde, em desenvolvimento e em qualidade de vida”, destaca o presidente Nelson Prianti Junior, presidente do SAAE.

Dia ‘D’

A inauguração do Educador Móvel aconteceu no domingo (19), na praça de eventos do Jd. Pedramar, e contou com a participação da Fada da Prevenção, mascote da Secretaria de Saúde, e do Chuá – Defensor da Água, mascote do SAAE. A ação foi batizada de “Dia D”, em referência ao combate à dengue. Na ocasião, foram realizadas diversas atividades, como caminhada, aulas de ginástica, ações educativas, gincanas infantis e palestras.

O Dia ‘D’ foi promovido pela Secretaria de Saúde do município, em parceria com o SAAE, Coletivo Cultura no Morro, Fundação Cultural de Jacarehy, Escola de Gestão Municipal, Secretaria de Esportes e Lazer, Secretaria de Mobilidade Urbana, Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, e Secretaria de Educação.

Como receber o Educador Móvel?

As lideranças comunitárias, empresas, escolas e demais órgãos podem agendar para receber o Educador Móvel do SAAE, por meio do e-mail comunicacao@saaejacarei.sp.gov.br, e telefone 3954-0300, ramal 1604 ou 1895.

O veículo possibilitará ao SAAE levar conhecimento, ampliar a comunicação com os munícipes, realizar atividades educativas e socioambientais de forma interativa, por meio de jogos eletrônicos, oficinas, demonstrações e orientações técnicas, veiculação de vídeos de conscientização e muito mais.

O Educador Móvel faz parte do Programa de Interação e Educação sobre Saneamento (IES), criado em 2017 e que já contou com mais de 26 mil participantes.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também