Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 20/09/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

20/09/2024 00:44

Veja 6 dicas para proteger seu Pet dos fogos de artifício

A sensibilidade extrema aos ruídos dos fogos, nos ouvidos de cães e gatos pode causar agitação e mudança de comportamento neste período; confira as dicas

Com a Copa do Mundo do Catar e a chegada das festas de final de ano e das tradições que acompanham as datas, muitos tutores de cães e gatos já começam a se preparar para a chuva de fogos de artifícios com estampido que devem alegrar as vitórias do brasil na copa e também iluminar a noite de réveillon.

Isso porque, apesar de representarem comemoração e felicidade para muita gente, os estouros causam ansiedade e agitação nos animais, além de medo e mudanças de comportamento em determinadas raças.

De acordo com Jorge Morais, veterinário, a sensibilidade extrema nos ouvidos dos “amigos de quatro patas” causa esses efeitos.

“Algumas técnicas, como o adestramento ou uso de medicamentos e coadjuvantes terapêuticos podem ajudar a aliviar o stress. É necessário uma consulta com um profissional especializado que ajudará a identificar o melhor tratamento”, explica o profissional.

Antes disso, Morais adianta algumas dicas que podem causar mais conforto aos cães e gatos neste período. Confira seis indicações abaixo:

1.Deixe que o animal de estimação fique no cômodo da casa que tenha menor ruído e em segurança

2.Não deixe o cão ou gato preso em correntes ou caixas de transporte. Na hora dos fogos de artifício, eles podem entrar em pânico e se machucar

3.Mantenha portas e janelas trancadas, evitando que o animal fuja e até mesmo se perca. Se morar em apartamento, verifique se as telas de proteção estão firmes

4.Tape os ouvidos do animal com um chumaço de algodão parafinado. Não se esqueça de retirá-los assim que o barulho cessar, já que podem causar infecções caso fiquem por muito tempo

5.Existe uma técnica chamada de TTouch, que consiste em atar o cão com um pano para que a circulação sanguínea do corpo do animal seja estimulada, diminuindo assim as tensões e a irritabilidade. Informe-se com seu veterinário  

6.Nunca deixe o seu pet sozinho nesses momentos. A companhia do dono ajuda a passar mais segurança e amenizar esses momentos ruins.

Executivo sanciona lei que proíbe utilização de fogos de artifício com estampido em São Paulo

Venda, armazenagem e transporte destinado a outros estados, bem como fogos sem ruídos seguem permitidos

O governo do Estado sancionou, ano passado, a Lei 17.389/21 que proíbe a soltura, comercialização, armazenagem e transporte de fogos de artificio com estampido no Estado de São Paulo. A proposta aprovada pela Assembleia Legislativa em maio deste ano não proíbe a venda e o transporte de materiais pirotécnicos ruidosos para outros estados e países.

De autoria dos deputados Bruno Ganem (PODE) e Maria Lúcia Amary (PSDB), a proposta mantém a autorização para as demais ações logísticas e a soltura dos chamados fogos de vista, que são aqueles que produzem efeitos visuais sem barulho.

A nova regra busca o bem-estar de parcelas da população que possuem sensibilidade a ruídos, como idosos e crianças, além do cuidado com animais de estimação, que são afetados pelo barulho gerado durante a queima de fogos.

O deputado Bruno Ganem falou sobre a proposta. “Ela visa modernizar uma indústria. O estampido causa um sofrimento muito grande aos autistas e aos animais, não podemos aceitar”, disse. Ganem comentou ainda sobre alternativas aos fogos tradicionais. “É um debate de anos e [a queima de fogos] pode ser substituída por outros divertimentos e por fogos sem estampido, a lei permite isso”, afirmou.

Contra os fogos de artifício

A deputada estadual Leticia Aguiar (foto), que votou favorável ao projeto, utilizou das redes sociais para defender a iniciativa da proibição de fabricação e venda de fogos de artificio com estampido, em especial pela defesa dos idosos, pessoas debilitadas, crianças e animais, mas destacou a hipersensibilidade ao ruído pelos autistas: “As crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) são muito sensíveis ao barulho, inclusive a hipersensibilidade sensorial aos estímulos do ambiente é um dos critérios que se leva em conta para fazer o diagnóstico. É preciso respeitar, e esta lei contribui para isso”, declarou Leticia Aguiar.

Para a deputada Maria Lúcia Amary, a nova lei “tem alcance social, alcance de saúde e também da causa animal, e que a retirada do estampido dos fogos não tira a beleza na hora da comemoração”.

De acordo com o texto, pessoas que descumprirem a norma poderão pagar multa de mais de R$4,3 mil. Se o descumprimento for por parte de empresas, a multa sobe para R$11,6 mil pela infração. Em caso de reincidência, o valor da multa é dobrado.

Veja também