13/04/2024 13:30

81% dos brasileiros com mais de 10 anos usam a internet

A TIC Domicílios 2020, pesquisa que estuda o uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) nas residências brasileiras, apontou que há cerca de 152 milhões de usuários de internet no Brasil, o que corresponde a 81% da população acima de 10 anos de idade do país.

Em geral, as taxas de uso de computadores e aparelhos celulares aumentaram em relação ao ano de 2019, o que o Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br) atribui à pandemia da Covid-19 e a necessidade do trabalho e estudo remotos.

“Durante a pandemia a Internet foi mais demandada em razão da migração de atividades essenciais para o ambiente digital. Os resultados mostram a resiliência da rede em um cenário de crise sanitária”, aponta Alexandre Barbosa, gerente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), em nota divulgada pela organização.

O centro de pesquisa avalia que, apesar de um crescimento significativo em setores historicamente vulneráveis da sociedade brasileira, as classes mais altas ainda são as maiores usuárias das TICs.

Um dado interessante revelado pelo estudo é o crescimento das transações financeiras realizadas digitalmente, que têm ganhado mais espaço nas classes C e DE, passando para 43% contra 33% em 2019.

O Cetic.br entrevistou moradores de 5.590 domicílios majoritariamente via ligações telefônicas, em razão das medidas de contenção da Covid-19.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também