Foto: Divulgação
A primavera teve início oficialmente na manhã deste domingo (22), trazendo para a região expectativas de temperaturas superiores à média e um volume de chuvas abaixo do habitual para esta estação.
Os dados foram divulgados esta semana pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em colaboração com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
A previsão se estende pelo Vale do Paraíba, Serra e Litoral Norte, além de toda a região Sudeste. Segundo o Inmet, as condições climáticas favorecem que as chuvas fiquem abaixo da média histórica em todo o estado de São Paulo.
Em algumas áreas do Sudeste, há a expectativa de que as precipitações se aproximem ou ultrapassem a média, embora o volume de chuva dependa da umidade proveniente da Amazônia.
O clima seco deve persistir na região pelos próximos três meses, conforme aponta o relatório detalhado dos órgãos.
La Niña
O Inmet também indicou uma probabilidade de 58% de que o fenômeno La Niña chegue ao Brasil ainda este mês e permaneça até novembro, com 60% de chance de início em outubro.
La Niña ocorre quando a temperatura do Pacífico fica pelo menos 0,5ºC abaixo da média histórica, resultando em chuvas intensas no Norte e Nordeste, enquanto provoca estiagem no Sul.
Baseando-se em registros históricos, a previsão é de que, com a instalação do fenômeno, as regiões Norte e Nordeste do Brasil recebam chuvas acima da média, enquanto o Centro-Sul enfrente períodos secos.