12/04/2024 15:33

Ação educativa de trânsito conscientiza famílias em São José

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou, na manhã deste sábado (18), as atividades da Semana Nacional de Trânsito com ações educativas em quatro parques da cidade. Realizada pelos agentes da mobilidade e bombeiros, a Operação Pedestre conscientizou diversas pessoas, principalmente famílias, e mostrou o poder das crianças como multiplicadores de educação.

Sempre com um bom público, neste sábado ensolarado não foi diferente. Muitas pessoas foram até os parques Vicentina Aranha e Santos Dumont, no Centro, Parque da Cidade, na região norte, e ao Parque Ribeirão Vermelho, na região oeste, para aproveitar a manhã.

Na operação, os agentes e bombeiros incentivam o gesto do programa Sinal de Gentileza, estendendo a mão para os motoristas indicando o desejo dos pedestres de atravessar. Os agentes também orientam os pedestres a sempre atravessarem na faixa e olharem para via e demais usuários antes da travessia.

O morador do Jardim Satélite, região sul, Fábio Lima, de 41 anos, foi até o Vicentina Aranha com a esposa e os três filhos e aprovou a ação. “Excelente, muito boa, acho que tem que fazer cada vez mais. É muito importante conscientizar a população e os motoristas para respeitar a faixa de pedestre, ciclofaixa”, disse.

Na operação, também é distribuído um material lúdico, justamente para atrair e educar as crianças. “As crianças desde pequenas vão aprendendo o bom exemplo. Meu pequeno tem cinco anos e já estava falando o que estava escrito no cartaz de mãozinha que vocês entregaram, ensinando o amiguinho dele falando que tem que apontar a mãozinha para o motorista parar na faixa de pedestre”, completou Fábio.

Como de costume, as forças de segurança também irão participar das ações da Semana Nacional de Trânsito. “Sabemos das dificuldades e dos acidente que a gente acaba atendendo causados por falta de atenção, pressa, que seja do ciclista, do pedestre, do motorista. Com essa conscientização, acreditamos que diminui diretamente nos acidentes de trânsito”, disse o primeiro tenente PM Bosco, comandante do 1º sub grupamento de Bombeiros de São José dos Campos.

Semana Nacional de Trânsito

Neste ano, a Semana Nacional de Trânsito, período em que são intensificadas as ações de conscientização para a segurança viária, terá diversas ações em conjunto entre os municípios da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte).

Programação

18/9/2021
Ação educativa, das 9h às 10h30
Parques Santos Dumont, Vicentina Aranha, Ribeirão Vermelho e Parque da Cidade

19/9/2021
Ação educativa, das 9h às 10h30
Parques Santos Dumont, Vicentina Aranha, Ribeirão Vermelho e Parque da Cidade

20/9/2021
Operação Pedestre, das 9h às 10h30 e 14h às 15h30
Avenida Andrômeda – próximo ao DEINTER
Ação educativa no Colégio Instituto São José, das 9h às 14h
Rua Presidente Wenceslau Braz, 161 – Jardim Esplanada

21/9/2021
Ação educativa no Colégio Joseense, das 9h às 14h
Rua Yoshikatsu Iida, 08 – Sol Nascente

22/9/2021
Dia Mundial sem Carro – Ação integrada com os municípios do RMVALE, das 12h às 13h30
Local: Travessia elevada da rua Rubião Júnior
Operação Pedestre nas regiões norte, oeste e leste.
Três passeios ciclísticos noturnos, a partir das 19h
Local: No Parque Industrial, Distrito de Eugênio de Melo e Urbanova

23/9/2021
Operação Ciclista, das 9h às 10h30 e 14h às 15h30
Local: Avenida Lineu de Moura

24/9/2021
Ação de conscientização nos bares, das 20h às 23h59

Dia 25/9/2021
Blitz em parceria com a PM, das 20h às 23h59
Local a definir
Operação Pedestre, das 9h às 10h30, no Calçadão.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também