17/07/2024 06:38

Ações de mobilidade de S. José são referência para Ribeirão Preto

Representantes da Prefeitura de Ribeirão Preto estiveram em São José dos Campos nesta quarta-feira (19), para conhecer os projetos e ações em mobilidade urbana do município, principalmente o novo modelo de estacionamento rotativo. O objetivo do grupo é levar as soluções de São José para a cidade no interior do Estado de São Paulo.

Inicialmente, foi apresentada a base operacional, o funcionamento da fiscalização, sistema de monitoramento e o aplicativo Zona Azul SJC. Na sequência, o grupo seguiu para o Centro da cidade para conhecer na prática o funcionamento dos parquímetros, painéis que mostram as vagas, câmeras dos bolsões de motocicletas e os PDV’s (pontos de venda).

“Além da troca de experiências sobre as ações em prol do trânsito e o transporte, avalio que esta visita técnica em São José dos Campos foi excepcional para as próximas etapas de modernização da mobilidade urbana em Ribeirão Preto”, afirmou o engenheiro Marcelo Galli, superintendente da Transerp (Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto).

Ainda no Centro, o grupo conheceu o projeto de requalificação da Rua Coronel José Monteiro, que integra a rede Ruas Completas, uma parceria do Governo do Estado de São Paulo com a WRI (World Resources Institute) para reduzir a emissão de carbono e dar segurança e conforto para as pessoas.

CSI

A comitiva também visitou o CSI (Centro de Segurança e Inteligência), onde foi apresentada toda a estrutura e conceito de integração das forças de segurança por meio da tecnologia, e o Ipplan (Instituto de Pesquisa e Planejamento), responsável pela Central 156.

A visita foi encerrada na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana com uma apresentação da Linha Verde, corredor sustentável que irá interligar as regiões sul e leste do município passando pelo Centro, os VLP’s (Veículos Leve sobre Pneus), o novo modelo de transporte público, o Acesso Já, serviço de transporte adaptado e o Geo Sanja, ferramenta que disponibiliza grande parte dos dados existentes no banco de dados geográficos do município.

Veja também