18/05/2024 11:31

Ações em mobilidade de São José viram referência

Um grupo do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito de Três Corações (MG) concluiu, nesta quinta-feira (16), uma visita técnica em São José dos Campos para conhecer algumas ações em mobilidade urbana do município. A cidade tem recebido a visita de representantes de diversas cidades do país que buscam em São José soluções para o setor da mobilidade urbana.

O objetivo da visita do grupo de Três Corações foi para conhecer o transporte adaptado por aplicativo, zona azul, legislação para carga e descarga e também o trabalho integrado por meio do vídeomonitoramento por meio do CSI (Centro de Segurança e Inteligência).

“Estivemos em São José pra conhecermos sobre legislação, regulamentação e aprimoramentos pra nos auxiliar no nosso órgão de trânsito”, disse Elieser Estefani Pereira, diretor do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito da Prefeitura de Três Corações.

“Fomos no CSI e tivemos a oportunidade de conhecer toda a integração que esse sistema faz junto com outros órgãos como a GCM (Guarda Civil Municipal), agentes da mobilidade, PM (Polícia Militar), Defesa Civil, entre outros, e as diversas possibilidades que esse videomonitoramento proporciona, como na identificação de pessoas, segurança pública, controle do transporte coletivo, acompanhamento dos veículos, autuações e também achamos muito interessante o recurso da black list”, comenta Pereira.

O blacklist (lista negra, do inglês) é um recurso no sistema do CSI que concentra um registro de veículos suspeitos ou que estejam relacionados a algum tipo de ocorrência nas policias e merecem uma atenção no monitoramento.

“Essa visita deu uma nova visão do que temos que fazer no nosso município, melhorar o transporte por aplicativo, a fiscalização, a questão de carga e descarga, já que estamos trabalhando na alteração da legislação, a zona azul que foi implantada de forma inteligente aqui, com essa automação que traz muita facilidade pra população e para a parte fiscalizadora”, diz Pereira.

O diretor esteve acompanhado dos agentes municipais de transportes e trânsito, Algeniza Paula Pannain de Souza, que atua no setor de autuações, João Celso de Souza, coordenador dos agentes, e Jorge Bogarim, diretor na Prefeitura. “A visita muito boa, abriu um leque que vai nos ajudar muito nessas alterações no nosso município”, completa Pereira.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também