Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 21/09/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

21/09/2024 16:43

Aeroporto de São José dos Campos passa por obras na pavimentação

Foto: PMSJC/Divulgação

A SJK Airport, concessionária responsável, está realizando obras na pavimentação do aeroporto em São José dos Campos. O objetivo é garantir a certificação operacional, seguindo as normas internacionais de aviação civil.

As obras estão previstas na concessão e também fazem parte da legislação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Estas obras consistem em microrevestimento dos pavimentos de taxways, vias de ligação entre a pista e terminais de passageiros/carga, além dos acessos ao DCTA, Embraer e alguns postos de combustível.

São cinco taxways trabalhadas, sendo uma delas paralela às pistas, que vai de uma ponta a outra da pista dos aviões.

O microrevestimento vai garantir, principalmente, que o pavimento esteja conforme as normas de aviação civil.
Além disso, foi retomada a metragem de três mil metros na pista, que antes estava limitada até 2676 metros.

Certificação pela ANAC

A meta da certificação de um aeroporto é estabelecer as Especificações Operativas (EO) do aeródromo, ou seja, os tipos de operações aéreas que o aeroporto está autorizado a receber.
Essa certificação também atesta a capacidade do operador em cumprir os regulamentos técnicos da ANAC relacionados à segurança operacional.
O movimento da SJK Airport amplia a expectativa por voos comerciais na cidade, realidade até então distante. Concedido à iniciativa privada desde novembro do ano passado, o terminal recebeu seu primeiro voo de carga sob nova concessão, vindo de Miami (EUA), em maio deste ano.
No fim de junho, o aeroporto também recebeu uma visita ilustre da aeronave comprada pela presidente do Palmeiras, Leila Pereira, para o clube paulista.

Remoção de aviões

Recentemente, o primeiro de dois antigos aviões abandonados no Aeroporto Professor Urbano Stumpf, em São José dos Campos, foi removido pela concessionária SJK Airport.
Aliás, a aeronave do modelo Embraer EMB 120, mais conhecida por Brasília, ocupava o terminal há mais de 25 anos.

Veja também