Foto: Divulgação
A Agenda 2030 é um plano global adotado pela ONU em 2016, envolvendo 193 países e estabelecendo 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com 169 metas para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir paz e prosperidade para todos até 2030. Esses objetivos abrangem áreas como educação de qualidade, igualdade de gênero, ação climática e trabalho decente.
A Agenda 2030 busca unir esforços de governos, sociedade civil e setor privado para enfrentar desafios globais e promover um desenvolvimento inclusivo e sustentável. No entanto, especialistas ressaltam que o progresso em direção às metas ainda é insuficiente.
O Desempenho do Brasil na Agenda 2030
Embora o Brasil tenha se comprometido a atingir as metas da Agenda 2030, os resultados até agora são modestos. Segundo o Relatório Luz, publicado pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 durante o Fórum Político de Alto Nível da ONU deste ano, o país atingiu apenas 7% dos ODS estabelecidos.
O Papel da Educação na Agenda 2030
Além das ações governamentais, é fundamental o envolvimento individual para o sucesso da Agenda 2030. Especialistas apontam que a educação desempenha um papel crucial nesse processo. O impacto e as contribuições da educação para a Agenda 2030 serão abordados na nova palestra online gratuita “Sustentabilidade Socioambiental e Agenda 2030: Impactos e Contribuições da Educação”, conduzida pelo Prof. Dr. Estélio Silva Barbosa, Diretor de Responsabilidade Social da UniLogos. O evento será transmitido pelo canal do YouTube da Universidade.