Foto: CMSJC/Cleverson Nunes
Assistência psicológica para pais ou tutores legais de portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), este é o projeto de lei 205/2023, proposto pelo vereador Fernando Petiti e que está em tramitação na Câmara de São José dos Campos. O programa tem como objetivo oferecer apoio psicológico aos responsáveis e auxiliá-los nos desafios diários relacionados ao cuidado de uma pessoa com TEA.
Entre as propostas está a oferta de suporte emocional aos pais para que consigam lidar com medos, angústias e incertezas no cuidado diário, além de receberem orientação de profissionais especializados de como lidar com ocorrências de crises. O programa também pretende oferecer conhecimentos sobre o Transtorno Espectro Autista e ampliar a visão dos responsáveis em relação ao diagnóstico.
Para o autor da propositura, a sobrecarga e os fatores emocionais sofridos são intensos e os familiares, principalmente as mães, apresentam percepções variadas desta vivência. “Frequentemente surge a insegurança e maior nível de tensão física e psicológica em relação ao diagnóstico e aos cuidados destinados aos filhos, gerando altos índices de estresse e exaustão, onde há a intensificação pela ausência de uma rede de apoio social”.
Se o projeto for aprovado, o programa de assistência psicológica poderá criar grupos terapêuticos que vão auxiliar no acolhimento dos participantes, proporcionando um ambiente seguro para partilhar experiências, desafios e conquistas; a identificação com outras pessoas que vivenciam situações semelhantes; e a melhoria na qualidade de vida desses pais ou tutores.
A proposta aguarda parecer das Comissões para entrar em votação.