Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 20/09/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

20/09/2024 01:14

Após 68 anos abandonada fonte luminosa é recuperada em São José dos Campos e entregue à população e deverá atrair um grande público nas noites joseenses.

Fonte Luminosa – Praça Padre João M. Guimarães, no coração de São José, é ent à população um presente no dia do aniversário de 256 anos da cidade, após ficar 68 anos inoperante. Data de construção: 24/12/1955. Leia abaixo:

Vamos reproduzir abaixo matéria publicada no Jornal Correio Joseense, de 25 de dezembro de 1955, portanto, há 68 anos, e que falava sobre a Fonte Luminosa que seria inaugurada nessa data, não fosse o afastamento do prefeito da época, Elmano Veloso, que reassumiu o cargo em seguida e deu continuidade ao seu projeto:

A fonte luminosa instalada em local de fácil acesso e visualização no centro da Praça Padre João M.Guimarães, foi um projeto idealizado pelo Prefeito Elmano Ferreira Veloso, a sua história foi descrita pelo Jornal Correio Joseense em sua edição de 25 de dezembro de 1955, da seguinte forma:
“Estava anunciada para ontem às 20 horas, a inauguração da Fonte Luminosa, instalada no jardim do Largo da Matriz.

Melhoramento condizente com o desenvolvimento da cidade, já teria sido concluído não fosse o afastamento do prefeito Elmano Veloso quando, por motivos de ordem política, foi exonerado do cargo. Reconduzido novamente ao posto, desde logo deu as necessárias providências para a conclusão do importante melhoramento instalando em uma das nossas principais e mais belas praças. Trata-se de uma obra de embelezamento, aliás, tão necessária, mesmo porque nem só de pão vive o homem. Esse importante melhoramento faz parte do progresso da cidade.

É um complemento as demais belezas da cidade, que cresce e se enfeita, através de suas majestosas construções do centro e dos arrebaldes, como que a convidar a novas iniciativas em favor do bem coletivo, material e espiritual.
De nossa parte consignamos aqui os nossos aplausos ao sr. Elmano Veloso pelo término da fonte luminosa, fator preponderante de embelezamento de nossa terra, que leva ao seu crédito mais essa iniciativa.”

A praça agora está incorporada à revitalização da rua 15 de Novembro – Foto: Adenir Britto/PMSJC

A praça Padre João M. Guimarães, conhecida como Praça da Matriz – marco zero de São José dos Campos – foi revitalizada e teve sua fonte luminosa restaurada. A iluminação cênica será ligada na véspera do aniversário de 256 da cidade. A população, portanto, recebe uma nova praça da data festiva.
As equipes da Urbam (Urbanizadora Municipal) refizeram a parte elétrica da fonte, que data de 1955, além da iluminação LED em toda a praça e novo paisagismo.
Nas imediações, foi feita a readequação do ponto de táxi e a sinalização das vagas de estacionamento.
A praça agora está incorporada à revitalização da rua 15 de Novembro.
História da fonte
A fonte luminosa no centro da praça Pe. João M. Guimarães, foi inaugurada no dia 24 de dezembro de 1955.
Idealizada pelo prefeito Elmano Ferreira Veloso, foi um acontecimento inovador e um marco de progresso para a época, com seu jogo de luzes coloridas que atraíam os moradores da cidade.

Presidente da Urbam, J. Nabuco, foi o principal responsável pela restauração da fonte luminosa. Ao encontrar um maquinário enferrujado e abandonado num subsolo, mas com a aparência de que poderia ser restaurado, e que lembrava uma máquina de música, qual foi a surpresa de ter sido descoberta um maquinário de iluminação da fonte luminosa, que agora é entregue à população, e que deverá chamar a atenção pela beleza e pelo ponto turístico que vai agradar a população da cidade e da região pela história e beleza. 

 

Veja também