Câmeras do Centro de Segurança e Inteligência (CSI), captaram imagens de uma ariranha transitando pela praça Torii, conhecida pelo portal da imigração japonesa, localizada no bairro Jardim Aquarius.
O animal foi avistado nadando nos pequenos lagos artificiais presentes na praça. A ariranha entrou na água após ver peixes nadando próximas a ela, que foram vistos no dia seguinte na grama ao lado do pequeno lago.
Nas imagens do vídeo abaixo, o animal sai com os peixes da água e se alimenta deles.
Vídeo: Ariranha caça peixes na praça Torii, no Jardim Aquarius
Ariranha
A ariranha apresenta uma distribuição pela América do Sul, sendo encontrada em países como Brasil, Bolívia, Peru, Paraguai, Venezuela, Equador, entre outros. A ariranha habita ambientes de água doce, como rios de correntezas lentas, riachos, lagos e suas margens. Geralmente buscam locais onde essas margens apresentam menor declive e a vegetação é mais densa, na qual possam construir suas tocas.
Além das tocas, elas também constrói latrinas, nas quais faz as suas necessidades fisiológicas, e também campsides, que são áreas construídas em regiões sombreadas e próximos a áreas de alimentação, servindo para descanso e demarcação de território.
Vivendo em grupos familiares que são constituídos por até 15 membros e apresentam um casal dominante. Ainda, demarcam seu território por meio dos campsides e das latrinas, utilizando-se de odores e também da vocalização.
Elas alimentam-se, principalmente, de peixes, podendo estar incluídos também em sua alimentação alguns invertebrados, como moluscos e crustáceos, além de pequenos vertebrados, como alguns mamíferos e aves.
Com informações do portal https://escolakids.uol.com.br/
Foto destaque: Reprodução/ CSI