Há exatamente um ano os girassóis do Jardim Aquarius haviam se tornado a grande atração da cidade, no início de fevereiro de 2022, quando floresceram no terreno das vaquinhas, como é comumente conhecida a área de cerca de 550m², pertencente ao Jardim Aquarius, zona oeste de São José dos Campos.
Fato é que quando iniciou a época de florescimento dos girassóis, centenas de pessoas se dirigiam até as grades que contornam o terreno para tirarem selfies e fazerem fotos em família.
Porém, a mais nova atração turística de São José dos Campos durou por pouco tempo, o milho e os girassóis deram lugar novamente a um pasto bem no meio de uma área nobre da cidade.
As vaquinhas voltaram!
As margens da Avenida Cassiano Ricardo, no Jardim Aquarius em São José dos Campos, o grande terreno, voltou a fazer jus ao nome de: ‘Terreno das Vaquinhas’. Quem passa pelo local voltou a ver as vaquinhas pastando tranquilamente enquanto o fluxo de veículos da avenida cresce a cada dia em meio a prédios comerciais , comércio e muito movimento!
Em dezembro passado, foi anunciado que um empreendimento imobiliário teve seu projeto aprovado para que o terreno pudesse se tornar um bairro, autorizado pela Prefeitura Municipal. A expectativa é de que o projeto seria apreciado pelo Grapohab (Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais) do Estado de São Paulo.
Caso o parecer fosse positivo, o projeto volta às mãos do executivo joseense.
Por enquanto o sonho de um bairro cheio de benefícios para os moradores do Jardim Aquárius continua no papel, somente as vaquinhas voltaram ao local!
O Terreno das Vaquinhas
O terreno das vaquinhas é quase uma lenda urbana em São José dos Campos, nos últimos anos o terreno ganhou destaque até quando foi descartada a construção de um World Trade Center, entre 2014 e 2015, e de outro empreendimento imobiliário, que chegou a ser anunciado em 2018, mas também não aconteceu. O projeto de um shopping center, e outros empreendimentos também chegaram a ser cogitados para o terreno, mas nenhum concreto.
O fato é que a especulação imobiliária, aliada ao desenvolvimento da região com a chegada de grandes atacados, escolas e comércio pujante e mais a construção da Arena Esportiva, faz da zona oeste da cidade a bola da vez para investidores.
Mas o terreno resiste. Apesar de fazer a aproximação do rural e do urbano, a plantação de girassóis que tiveram até auxílio da tecnologia, (Drones de diferentes tamanhos e câmeras infravermelhas foram vistas sobre as plantações), deram lugar ao pasto verde preferido das vaquinhas.
Segundo informação do portal Aquarius Life, o terreno deve dar lugar a um grande empreendimento, com áreas residenciais e comerciais. Existe a expectativa da construção de prédios, além da reserva de área para a instalação de espaços de lazer.
A área possui cerca de 560 mil metros quadrados de extensão, sendo avaliado em cerca de R$300 milhões. Segundo o portal Informa Life, a empresa contratada para as construções foi CTH Investimentos. A organização possui o projeto ”Idealiza Cidades”, que deverá construir prédios no local, explorando o terreno e sua boa localização.
Após loteado, o espaço contará com Associação de Moradores, com financiamento dos moradores do bairro.
O parque central que será construído terá um acesso pela Rua Salmão e sairá próximo à Arena Municipal, na Via Oeste. O parque terá entre 45 e 50 mil metros quadrados.
A avenida Cassiano Ricardo terá uma nova ciclovia, que irá trazer maior qualidade de vida aos moradores da região.
As proximidades também contarão com áreas verdes para promoção da qualidade de vida.
Todo o espaço que será ocupado irá respeitas as determinações da APP (Área de Preservação Permanente).
A Via Oeste deverá também ser duplicada.
Esperando a aprovação, o projeto irá aumentar consideravelmente a especulação imobiliária no Jardim Aquarius. O bairro, um dos mais nobres da cidade, poderá ganhar muitos benefícios com esta grande expansão imobiliária.