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Data: 23/11/2024

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23/11/2024 00:26

AUTISMO: SIEEESP DEFENDE EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM RESPONSABILIDADE

Com foco na conscientização do autismo, às vésperas de realizar o seu 3º Congresso Internacional de Transtornos de Aprendizagem e Comportamento para uma Educação Inclusiva, o Sieeesp – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo – lamenta e repudia veementemente a descaracterização das declarações dadas à Imprensa por parte do seu presidente, Benjamin Ribeiro da Silva, envolvendo a criança autista, que tem o direito inalienável a uma educação de qualidade, a qual apoiamos e defendemos na prática.

E não se constrói uma educação inclusiva descontextualizando declarações e pinçando palavras, que só lançam mais desinformação, distorcendo um debate que deveria ser em favor das crianças portadores de autismo, as quais, como foi dito, não são culpadas dessa situação. Elas e suas famílias merecem respeito e soluções. A educação é para todos e por pensar e agir assim é que defendemos o direito de qualquer criança ou adolescente, a uma educação regular, de qualidade, universal. Autista ou não. O Sieeesp sempre foi a favor da educação inclusiva.

Não só é a favor como a pratica sistematicamente, orientando as escolas particulares nessa direção; realiza discussões, workshops e congressos, sempre em busca de soluções, em um diálogo constante com a sociedade, para que cada vez mais a inclusão seja uma realidade em qualquer sala de aula. Em qualquer lugar do País.

Além do seu próximo 3º Congresso Internacional de Transtornos de Aprendizagem e Comportamento para uma Educação Inclusiva, o Sieeesp
já realizou em 2021 o 1ª Workshop de Ciências, Relacionamentos Familiares e a 1ª Jornada de Autismo no Sieeesp (ambos em abril de 2021), além da Semana Sieeesp da Dislexia (outubro de 2021), que reuniram dezenas de especialistas, educadores, médicos e, principalmente, famílias.

Estas são apenas algumas das ações do Sieeesp e que fazem parte do seu DNA: ultrapassamos a audiência/participação de cerca de 100 mil pessoas nos eventos de 2021, fruto de um trabalho sério, dedicado, em busca de soluções comprometidas com uma educação verdadeiramente inclusiva. E só quem nunca praticou a inclusão séria, não ouviu sequer um relato de um professor ou auxiliar, ou se preocupou verdadeiramente com a saúde e o bem-estar de todos em sala de aula, com alunos com autismo ou outros transtornos, se dão ao trabalho fácil de fazer alegações infundadas, criando polêmicas desnecessárias, em vez de contribuir para um debate sério e honesto, que é o desafio que se impõe.

Sieeesp e o Autismo

Quando se fala em se chegar a um consenso sobre um número pré-definido de crianças com autismo em sala de aula é porque o bom senso deveria prevalecer, com regras e uma legislação que valorizem a todos os alunos, sem discriminação. E discriminação é uma das coisas que definitivamente não queremos, a nenhuma criança, de nenhuma forma. E lutamos contra ela, e é por isso que defendemos que essa temática seja discutida em alto nível, e que envolvam especialistas, médicos, psicólogos, e educadores, em busca de caminhos que preservem os direitos das crianças autistas ou com outros transtornos.

Quem inclui não discrimina. Tratar de maneira superficial uma questão tão complexa é um desserviço a todos, à educação e às famílias. É exclusão, e não inclusão.

Foto: Divulgação.

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