Foto:
Recentemente, foram realizados dois voos com um drone, com a primeira decolagem durando 6 minutos e a segunda, um pouco mais curta, com 3 minutos e 20 segundos. A distância total percorrida pela aeronave foi de 2,5 quilômetros, em uma operação em parceria com a Gohobby, uma referência no mercado brasileiro de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT), sob a autorização da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
A Realidade dos eVTOLs na China
Na China, os eVTOLs da Ehang já estão em operação. Recentemente, a empresa divulgou um vídeo do modelo EH216-S realizando um trajeto curto na cidade de Guangzhou. No mês passado, Nan’an se tornou a primeira cidade a receber um voo tripulado, e a Ehang anunciou a entrega de cinco veículos a clientes locais interessados em turismo de baixa altitude, transporte urbano e respostas de emergência.
Cada aeronave da Ehang custa aproximadamente US$ 515 mil (cerca de R$ 2,65 milhões) e vem com um carregador que suporta seus 12 módulos de bateria. O tempo de recarga é de 25 minutos, e a autonomia do eVTOL é de 30 quilômetros em trajeto reto.
O modelo EH216-S pode transportar até duas pessoas, com uma carga útil total de 220 quilos. Ele é operado remotamente a partir do solo, com um sistema inteligente que permite ao piloto planejar, comandar, monitorar e controlar o voo em tempo real.
Sobre a EHang
A EHang é uma fabricante chinesa de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, conhecidas como “carros voadores”. A empresa é reconhecida mundialmente por suas aeronaves inteligentes, que apresentam recursos como pilotagem automática, energia elétrica pura, gestão de clusters e conectividade em tempo real, além de um sistema de segurança de backup.