Um trecho da avenida Papa João Paulo 1º será totalmente interditado nos dois sentidos, próximo ao cruzamento com a avenida Cidade Jardim, no Jardim Satélite, na manhã desta quinta-feira (1). No local serão realizadas obras de readequação viária, visando melhorar a fluidez do cruzamento. Nesta primeira etapa, está prevista a demolição do canteiro central existente.
A obra prevê o alargamento da avenida Papa João Paulo 1º, com criação de uma segunda faixa, sentido avenida Mário Covas, acabando com o afunilamento dos veículos que descem da Cidade Jardim. Para isso, haverá recuo do calçamento na avenida João Paulo, sentido Cidade Jardim e realocação do canteiro central.
Em razão das obras, a Secretaria de Mobilidade Urbana orienta os seguintes desvios. Os motoristas que seguem sentido Jd. Satélite deverão acessar a alça José Alexandre Peres, Av. Cidade Jardim (sentido centro), realizando retorno no cruzamento com a Rua Pedro Tursi. Já quem segue sentido Av. Mario Covas deve acessar a Av. Cidade Jardim (sentido centro), virar à direita na Alça José Alexandre Peres e retornar à Av. Papa João Paulo.
Estão previstas outras intervenções pontuais na via, apenas no sentido da Av. Mario Covas, para realização dos serviços de troca de solo, reposicionamento e reconstrução do canteiro central.
Pacote de melhorias para avenida João Paulo
A criação de uma nova faixa na avenida João Paulo faz parte do pacote de obras para melhorar o fluxo entre a região do Jardim Satélite e Aquarius. Já foi liberada a obra de ligação viária entre o Jardim Satélite, na zona sul, e o Jardim Aquárius. O novo trecho reduziu em cerca de 60% a distância entre os dois bairros com a ligação entre as avenidas Dr. Sebastião Henrique da Cunha Pontes (Vale Sul Shopping) e Deputado Benedito Matarazzo (Acesso à faculdade Anhembi Morumbi). Ambas margeiam a Via Dutra nos dois sentidos;
Outra obra em andamento é o recapeamento de um trecho de 1,2 quilômetros da avenida Cidade Jardim, entre a avenida Sebastião Henrique da Cunha Pontes e a rua Pedro Tursi. A obra está sendo realizada pela empresa Frechaltore Construtora Ltda e fiscalizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana.
Foto: Divulgação/PMSJC